Vantagens em negociar com empresas locais
AÂ personalização do atendimento pode ser uma estratégia de sucesso para conquistar o cliente. Em um mercado com crescente competição, fazer com que o consumidor se sinta único e especial pode fazer diferença. Segundo o diretor da Construtora San Remo, João Carlos Perussolo (foto), Curitiba é um mercado ainda mais particular. O consumidor local tem um alto nível de exiência e as empreendedoras paranaenses saem na frente no atendimento a este público por apresentarem um atendimento e um padrão de construção acima da média nacional
Para o diretor geral da Laguna Construtora & Incorporadora, também paranaense, Gabriel Raad, o consumidor pode encontrar mais vantagens ao negociar com uma empresa local. Na sua avaliação, pode-se tratar cada cliente de forma personalizada, pois está diretamente envolvido no processo, criando uma interação que começa no momento da negociação e que não tem prazo de validade. Neste sentido, João Carlos Perussolo completa, dizendo que as construtoras paranaenses têm um profundo conhecimento da cidade, seus costumes e culturas, o que facilita no momento de criação do projeto, pois seu resultado será muito mais adequado ao perfil do morador, satisfazendo as necessidades e desejos do consumidor.
Hugo Peretti Neto, diretor da Construtora Hugo Peretti confirma a preferência do curitibano por empresas locais no mercado da construção. Em 2007 realizamos uma pesquisa com nossos clientes dos últimos cinco anos para saber o que foi decisivo na compra do imóvel. A marca da empresa, sua postura e o fato de ela ser de Curitiba representaram mais de 66% do fator decisório. Mesmo para quem veio de outras cidades, como São Paulo, nossa atuação conquistou pela personalidade e distinção. Muitos dos clientes disseram que se sentiram lisonjeados ao serem tratados pelo nome e não pelo número do contratoâ€.
Para o diretor da Construtora Conceito e Moradia, Newton Borges, as vantagens vão além do relacionamento e da identificação com o mercado. Uma construtora local tem um preço muito competitivo. Nossas empresas têm estruturas organizacionais mais enxutas e os proprietários atuam efetivamente nos negóciosâ€. Elio Winter, diretor da Elio Winter Incorporações, confirma esta tendência nos preços. Nós conhecemos os melhores fornecedores e custos e não precisamos deslocar uma equipe técnica e administrativa cada vez que iniciamos um novo projeto. Caso fôssemos atuar em outro estado, teíamos este fator como dificuldadeâ€, diz.
Hugo Peretti Neto explica que os mais de 60 anos de atuação da empresa em Curitiba permitem que a identificação com o cliente se torne muito mais pessoal e crie uma interação participativa e transparente. O cliente sabe que tem acesso livre e fácil á s dependências da construtora em qualquer etapa do processo para solicitar reparos, ajustes no imóvel ou mesmo modificações. Desta forma, a construtora se compromete com o negócio da construção, muito acima de qualquer resultado financeiroâ€, comenta o diretor.
Laura Benato, que faz parte da diretoria da Casteval Construção e Incorporação, acredita que a tradição de qualidade e excelência das construtoras locais é um diferencial. Ao crescer com a cidade, as empresas não investem somente em empreendimentos, investem também na sua infraestrutura, colaborando com setor público para melhorar o sistema viário, as ações sociais, a preservação do meio ambiente, e reivindicando junto aos órgãos responsáveis a melhoria da qualidade de vida dos curitibanosâ€, diz Laura. O diretor da Norconsil Construções Inteligentes, Normando Bau, afirma ainda que as construtoras regionais oferecem aos clientes em potencial a possibilidade de verificarem os investimentos prévios da empresa, imprimindo maior credibilidade no seu histórico de realizações.