Como ter sucesso como trabalhador autônomo

Com o objetivo de complementar a renda, ou até mesmo de respirar novos ares, muitas pessoas têm recorrido ao trabalho autônomo. Operar por conta própria significa não ter chefe, nem um horário a seguir. Mas sem cuidados e planejamento, o negócio poderá “cair por terra”, caso o empreendedor não cative os seus clientes que serão os responsáveis pelo sucesso nas vendas.

Entre as opções para se tornar um trabalhador autônomo está a possibilidade ser fornecedor de estabelecimentos comerciais, fazendo artesanato, doces, camisetas e tantos outros produtos.  Agora não adianta conduzir os negócios, sem antes conhecer o seu público e as suas necessidades.

Também é indispensável que o empreendedor antes de começar o negócio conheça a sua capacidade de produção, quem são os seus fornecedores, o quanto irá gastar e cobrar, e o número mínimo de unidades vendidas que cobrirão esses custos. O futuro empresário também deve contar com um bom fundo de caixa para as despesas futuras.

Outro detalhe: a concorrência hoje não é mais entre vizinhos, mas sim no segmento como um todo. Desta forma, o profissional autônomo que fabrica chocolate em casa, por exemplo, deve apresentar uma caracteística artesanal, que se diferencie dos outros. O ideal é fabricar um produto que se torne único. Agora quem fabrica uma camiseta com estampa X, mas os clientes preferem a Y, a produção tem que mudar.

O ideal é que o trabalhador autônomo pergunte sempre para os seus clientes a opinião deles em relação ao seu produto. Já a partir do momento que ele produz de maneira artesanal, o produto terá que ser diferente do concorrente industrializado. Neste sentido, o capricho no modelo de serviço, na entrega e nas embalagens é fundamental, pois é isso que o cliente gosta.

Por último, o que é bom hoje, amanhá pode não ser mais. Assim sendo, as empresas que têm sucesso são aquelas que estão em constante mudança, seguindo as tendências de mercado.

 

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *