Indústria comemora o seu dia com crescimento

Hoje, 25 de maio, é o Dia da Indústria. E o setor industrial do Paraná que sofreu profundas modificações nos últimos dez anos, principalmente depois da instalação das montadoras, tem mais pontos positivos do negativos a comemorar. A indústria do Paraná responde atualmente por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e reúne nada menos do que 42 mil empresas, que juntas empregam mais de 750 mil pessoas.

Eu conversei com o chefe do Departamento Econômico da Federação das Indústrias, o economista Mauílio Schmidt, e ele me disse que a indústria paranaense depois de cair 6% no ano passado, diante da crise internacional,  já está se recompondo e deve fechar 2010 com o maior nível de crescimento de toda a sua história, podendo ultrapassar, inclusive, os níveis de 2008. No primeiro trimestre do ano, as vendas industriais aumentaram 2,6% e as projeções indicam um incremento positivo de mais de 6% até dezembro.

Embora as montadoras de veículos viessem dar uma sacudida na indústria paranaense, o setor mais diná¢mico da nossa economia continua sendo a agroindústria. Já o setor de material de transporte, representado pelas montadoras, está trabalhando com mais de 96% de sua capacidade instalada, e para crescer terá que fazer novos investimentos.

O dólar baixo contribuiu para o aumento das importações de máquinas e equipamentos. Com isso, as indústrias puderam se modernizar e se tornarem mais competitivas. As cotações baixas da moeda norte-americana em relação ao real também propiciaram o aumento das importações de bens de consumo, estratégia esta que foi utilizada como uma válvula de escape para conter os índices inflacionários.

Mas, o dólar baixo e a crise internacional foram os grandes vilões para a indústria madeireira do Paraná, que há vários anos consecutivos vem caminhando de lado. Só no primeiro trimestre do ano, as vendas do setor madeireiro caíram 7,7%.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *