You are here
Home > Sem categoria > Administração da marca é o grande desafio das empresas

Administração da marca é o grande desafio das empresas

Entre os dez países mais ricos do mundo, todos, exceto o Brasil, notabilizam-se por possuírem as maiores e mais valiosas marcas do planeta. Um exemplo é o caso da Coca Cola, em que apenas a marca está avaliada em aproximadamente US$ 70 bilhões. Esta constatação comprova que apesar de todo o sucesso de profissionais e empresas nacionais, o país terá que se desenvolver em relação á  valorização e administração das marcas pelas empresas, unidades federativas, União e empresários em geral. Para falar sobre o tema e oxigenar os conceitos aplicados, o consultor e professor Gerson Gantzel, é o convidado da Esic Business & Marketing School nesta segunda-feira (28), em palestra aberta ao público e que acontece no anfiteatro da instituição, em Curitiba, a partir de 19h30.

Os dados compõem um cenário desafiador para o mercado brasileiro. Segundo Gantzel, metade das 200 maiores marcas do mundo são de empresas dos Estados Unidos, sendo que apenas três delas possuem um faturamento igual a todo o PIB do Brasil. Ele informa que os Estados Unidos possuem aproximadamente US$ 15 trilhões de PIB, quase um terço dos US$ 54 trilhões existentes em todo o mundo. Hoje os países mais ricos são aqueles que detêm as maiores marcas. Mas, não foi sempre assim, no passado, cronologicamente, os mais poderosos eram os países que possuíam o maior exército, a maior quantidade de metais, de terras ou colônias e de indústrias. A associação de riqueza com reconhecimento exclui o Brasil, que não possui uma cultura de administração, patente e valorização da marca.

Transportando esses princípios á s empresas, a marca se tornou um bem patrimonial tão ou mais importante que o faturamento ou o lucro. Um exemplo disso é como a Google, que fatura menos da metade que a Microsoft tem seu valor de marca praticamente igual ao da empresa de Bill Gates”, afirma Gantzel. Uma boa marca envolve estratégia, posicionamento, medição e gestão para finalmente resultar numa imagem positiva e desejada, admirada na mente das pessoas e que será responsável por sua ascensão ou queda. De acordo com o consultor, as empresas possuem uma complexidade operacional cada vez maior, e cada elo de sua cadeia de suprimentos ou marketing será alvo de análise e discussão por consumidores cada vez mais exigentes e bem informados. As inscrições devem ser realizadas no site www.esic.br. Mais informações: esic@esic.br ou (41) 3376-1417.

Deixe uma resposta

Top