You are here
Home > Sem categoria > Paraná aprova maior número de projetos inovadores

Paraná aprova maior número de projetos inovadores

O Paraná aprovou, pelo segundo ano consecutivo, o maior número de projetos no Edital Senai/Sesi Inovação 2010. Das 77 propostas aprovadas de todo o Brasil, 12 foram elaboradas por empresas paranaenses em parceria com o Sesi e o Senai Paraná. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (9), pelo Departamento Nacional do Senai. Os trabalhos apresentam inovações em produtos, processos, serviços e tecnologias sociais.

Iniciativa do Senai e Sesi Nacional, o Edital visa apoiar e incentivar projetos inovadores propostos pelas indústrias, em parceria com as entidades. O objetivo é tirar do papel ideias que podem levar a um maior desenvolvimento da indústria local. Neste Edital, as duas entidades vão direcionar cerca de R$ 17 milhões para o custeio dos trabalhos.

Em 2010, o Paraná submeteu 28 propostas. Das aprovadas, oito são com o apoio do Senai e quatro com a parceria do Sesi. Há projetos de diversas cidades do Estado, como Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Arapongas e Curitiba. Na opinião do diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, o resultado reflete todo o trabalho realizado em conjunto com as indústrias. Trabalhamos com eco na indústria. Nós ouvimos cada setor e transformamos necessidades e anseios em aplicação direta e imediata”, avaliou Barreto.

As empresas com projetos em parceria com o Senai Paraná são a Tecverde Engenharia, Oficina de Sorvete,  Indústria de Alimentos Apetitosos,  Hidrometalurgia ZM,  Alcast do Brasil,  Ldgames Produtora de Software, RJU Comércio e Beneficiamento de Frutas e Verduras e Gustavo Augusto Serpa Rocha. O Sesi participa do Edital de Inovação pelo segundo ano. A instituição foi incluída para fomentar projetos de inovação social entre as empresas. No Paraná, o Sesi tem como parceiras, nos quatro projetos aprovados, as indústrias Pennacchi & Cia, Vale do Ivaí, Tecnokena Audiovisual e Multimídia e Caemmun Indústria e Comércio de Móveis.

Na opinião do diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o bom desempenho do Paraná mostra que as lideranças do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) estão sensibilizadas e estimulam a inovação no ambiente de trabalho e nas indústrias. Os projetos devem começar a ser desenvolvidos em outubro deste ano. A execução será monitorada pelos departamentos nacionais das duas entidades.

Deixe uma resposta

Top