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Brasileiros lideram consumo de perfumes no mundo

O mercado brasileiro de perfumaria caminha a passos largos. Em 2009, o Brasil ocupava o segundo lugar em venda de perfumes do mundo. Em 2010, embora os números oficiais ainda não fossem divulgados, devemos desbancar os Estados Unidos, ficando com o primeiro lugar. Só para se ter uma ideia, hoje, 52% da população brasileira compra pelo menos um frasco de perfume por ano. No Nordeste este porcentual sobe para 80%.

O aumento da renda e a ascensão social de milhares de pessoas para a classe média ajudam a explicar a disparada do consumo de perfumes. Mas só a Classe C sozinha contribuiu com 54% do consumo nacional de perfumes em 2010. Hoje, 81% dos consumidores da Classe C são usuários frequentes de perfumes, ou seja, um porcentual quase igual ao das classes A e B.

De olho no crescimento do mercado, as empresas de perfumarias não param de investir. O Paraná é hoje o terceiro estado com maior número de empresas do setor de cosméticos no país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Natura, por exemplo, que é a maior empresa do setor de cosméticos e perfumaria do Brasil lançou ontem em Curitiba dois perfumes inspirados na Região Sul. Agora o mais importante é que este produto está beneficiando a comunidade paranaense de Turvo, localizada a 295 quilômetros de Curitiba e que produz o capim limão, matéria-prima para a fabricação do óleo utilizado no produto.  A parceria (Natura-Turvo) já vem de longa data. Ela começou em 2004, primeiramente com a compra de pitanga, planta nativa da região. Hoje, cerca de 40 famílias estão envolvidas com o fornecimento para a maior empresa de perfumaria do Brasil. O compromisso da  Natura é privilegiar o uso de materias primas cultivados e extraídos de forma sustentável. Os produtores de Turvo também fornecem matéria-prima para a linha de chás da linha Natura Frutífera.

Segundo a diretora da unidade de Negócios da Natura, Denise Figueiredo (foto á  direita), que esteve em Curitiba para apresentar o Natura Biografia Campos ao Sul, duas novas fragrá¢ncias que contam um pouco sobre o Sul do Brasil, esta região inspira a criar perfumes especiais por ser um local de muita personalidade, que carrega uma identidade marcante. Os novos perfumes, masculino e feminino, foram criados pela perfumista Verônica Kato (foto á  esquerda). Suas fragrá¢ncias trazem na composição óleos essenciais de mate e capim limão. O mate vem do Rio Grande do Sul e o capim limão, de Turvo, no Paraná. Atualmente, a Região Sul responde por 6% das vendas de perfumes no Brasil.

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