You are here
Home > Sem categoria > Chocolates despontam entre os itens de maior consumo sazonal dos brasileiros

Chocolates despontam entre os itens de maior consumo sazonal dos brasileiros

Com a expectativa da festejada sazonalidade pelo potencial de consumo de bombons e chocolates em tempos de Páscoa é de se esperar que tais itens movimentem o equivalente a R$ 1,9 bilhão no mercado nacional, nesse peíodo. A informação é do diretor da IPC Marketing Editora, de Marcos Pazzini, ao puxar os primeiros números do IPC Maps 2011, banco de dados que mapeia anualmente (no mês de maio) cada um os municípios brasileiros por itens e categorias sociais de consumo do mercado, já indicando gastos superiores R$ 21 bilhões na compra de doces em geral ao longo do ano,  sendo R$ 5,2 bilhões somente no consumo de chocolates e derivados.

Mas é na época de Páscoa que o consumo de bombons e chocolates ganha contornos mais expressivos em todas as camadas sociais, estimuladas pela comemoração da data festiva, pelo bom-gosto de presentear ou mesmo pelo prazer do seu consumo. A indústria alimentícia e o varejo, por sua vez, se preparam e acertam o passo no mercado demandante. Para exemplificar a mobilização de gastos dos brasileiros nesse item de consumo, Pazzini destaca que a classe C será responsável pela maior parte do valor correspondendo a R$ 769 milhões, ou seja, 40,0% do mercado sazonal de chocolates e bombons, em 2011.

Em segundo lugar, com valores muito próximos, está a classe B, que deverá responder por 39,1% desse mercado, ou seja, um valor da ordem de R$ 751 milhões. A classe A, por sua vez, garantirá o consumo equivalente a R$ 204 milhões, correspondendo a 10,6% do potencial de consumo de chocolates e bombons, nesta época do ano. Já as classes D e E ficam com a parcela de 10,3%, representando o valor significativo de R$ 197 milhões.

Deixe uma resposta

Top