You are here
Home > Sem categoria > Programa que garante qualidade da cal paranaense comemora 10 anos

Programa que garante qualidade da cal paranaense comemora 10 anos

A Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC) comemora neste mês de junho 10 anos do Programa de Gestão de Qualidade (PGQ) da cal. O Programa foi desenvolvido e implantado em 2001 com objetivo de garantir a qualidade e pureza do produto entre suas associadas. Em 2008, em função da necessidade de planejamento e monitoramento também na gestão empresarial, o PGQ foi reestruturado e adotou como medidas as normas de qualidade ISO 9001.  No mesmo ano também foi implantado o Selo de Qualidade APDC, que surgiu com o objetivo de identificar as empresas com a qualidade da cal comprovada. As mineradoras que participam do Programa e usufruem do Selo são avaliadas periodicamente através de rigorosos testes para assegurar, inclusive, o peso líquido dos produtos.

Hoje são visíveis os progressos que o PGQ conquistou e proporcionou em especial na área ambiental. Com o desenvolvimento do Programa, as associadas passaram a preocupar-se mais com os impactos ambientais. Para isso, investiram em novas tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes, como também efetivaram a pavimentação e umidificação das vias de acesso, enclausuramento das áreas industriais, construção de cinturões verdes e abandonaram práticas inadequadas de armazenamento de estoque a céu aberto.

Atualmente, 14 mineradoras participam do Programa de Gestão de Qualidade e juntas representam 92% da produção do mercado paranaense, estado onde a APDC está instalada.

Deixe uma resposta

Top