You are here
Home > Sem categoria > Grandes obras demandam 140 mil trabalhadores apenas para operar máquinas pesadas

Grandes obras demandam 140 mil trabalhadores apenas para operar máquinas pesadas

As grandes obras de infraestrutura em andamento no Brasil e as que serão iniciadas nos próximos anos devem exigir a contratação de 70 mil profissionais apenas considerando o total de máquinas da chamada linha amarela”, usadas principalmente em obras rodoviárias. Se for considerada também a necessidade de mecá¢nico e outros profissionais para manutenção desses equipamentos, podemos dobrar essa necessidade de mão de obra no segmento chega a 140 mil. A projeção foi feita durante palestra no Sobratema Congresso realizado juntamente com a Construction Expo 2011 e a M&T Expo Peças e Serviços – Feira Latina Americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração, que acontecem em São Paulo até este sábado (13).

E todo esse contingente de profissionais necessita ser treinada e capacitada adequadamente. Vamos ter máquinas, vamos ter obras a serem feitas, mas não vamos ter gente treinada”, analisou Wilson de Mello Júnior, coordenador do Instituto Opus, órgão criado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, promotora dos eventos, exatamente para aprimorar a formação profissional dos segmentos de construção e mineração.

No entender de Mello Júnior, quem tem de solucionar essa questão da falta de mão de obra qualificada são as próprias empresas que atuam no mercado. Penso que as construtoras, os fabricantes de equipamentos e o poder público precisam juntar esforços para ampliar a capacitação de mão de obra para esse setor”, comenta o consultor. Segundo ele, as soluções que estão sendo colocadas em prática para sanar o problema da falta de capacitação são: treinamento intenso feito pelas próprias empresas, uso de simuladores, intensificação do ensino a distá¢ncia, parceria com universidades e uma competente avaliação dos profissionais existentes.

Deixe uma resposta

Top