Leax do Brasil anuncia investimeento em Araucária

Depois de quase nove meses estudando o mercado brasileiro e qual seria a localização mais estratégica para a instalação da  unidade de produção no Brasil, o presidente mundial do Grupo Leax, Roger Berggren, anunciou nesta segunda-feira (28) ao prefeito Albanor Zezé Gomes, que Araucária foi escolhida para sediar a primeira filial do grupo nas Américas. Segundo Berggren, a dúvida estava entre a região de Curitiba e São Paulo, pela proximidade com as montadoras Volvo do Brasil e Scania, principais clientes da empresa fabricante de peças automotivas. “O Brasil é um mercado em expansão onde a Leax vai estar mais próxima de seus clientes”,  diz.

Para iniciar suas atividades, a empresa locou um barracão industrial localizado á  Rua Francisco Galarda, no Centro Industrial de Araucária (CIAR) e já contratou 11 funcionários, inclusive dois engenheiros que estão na Suécia em treinamento. Até fevereiro pretendemos concluir as instalações e a montagem dos equipamentos, para que no dia 21 de março possamos inaugurar a unidade e dar inicio a produção” explica o gerente de Compras e Finanças da Leax, Bernardino Sena.

Vislumbrando o mercado nacional e sulamericano, a Leax já tem projetada a expansão da unidade brasileira, inclusive com a construção da sede própria em  2012, também em Araucária.  A estimativa é de empregar 150 funcionários quando atingir a capacidade máxima de produção.

Fundada em 1982, a Leax possui atualmente seis fábricas, todas em território europeu. São três na Suécia, uma na França e duas na Letônia. Com cerca de 450 funcionários é  fabricante de componentes mecá¢nicos e eletromecá¢nicos e subsistemas para a geração de energia,  veículos comerciais e indústrias de mineração e construção. Além disso, o Grupo oferece serviços de consultoria em gestão de projetos, controle de qualidade e gestão ambiental. O faturamento do Grupo Leax em 2010 foi 740 milhões de coroas suecas.

A implantação de uma unidade no País faz parte de um plano global de investimentos da empresa que totalizará 60 milhões de euros até 2015. Além do Brasil, a Leax pretende se instalar também na ándia e ampliar suas atividades na Europa.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *