You are here
Home > Sem categoria > Diversificar a oferta de produtos pode ajudar no crescimento dos negócios

Diversificar a oferta de produtos pode ajudar no crescimento dos negócios

Estudar o mercado e atender á s solicitações dos clientes são dois dos principais fatores que ajudam as empresas a crescer. Mas um ponto importante para deixar o consumidor totalmente satisfeito é a diversidade de produtos que ele pode encontrar. O que vemos hoje é que  empresários de diversos segmentos estão partindo para a diversificação da oferta de produtos. Por exemplo,  em algumas bancas de jornal e revista o que mais se vende são outros produtos, como recarga de celular, canetas, chocolates e doces.  Nas antigas lojas de revelação de filmes, o forte dos negócios agora é a venda de acessórios para equipamentos de áudio e vídeo e serviço de copias de  fitas de VHS para DVDs. As  livrarias passaram a oferecer  artigos de papelarias, CDs, DVDs, jogos e aparelhos eletrônicos.  As farmácias e alguns postos de combustíveis têm faturado alto com as suas lojas de conveniência. E assim acontece com muitos outros setores.

Eu consultei alguns especialistas da área de negócios e eles foram uná¢nimes em afirmar que a diversificação de produtos é uma tendência de mercado, e pode também ser uma maneira eficiente para fidelizar os clientes. Mas para isso, o comerciante tem que ficar atento ao gosto do consumidor e cuidar bem do estoque.

A partir do momento em que novos produtos são colocados na linha de venda, os investimentos no negócio são necessários e se não houver um planejamento adequado, o que parecia ser uma oportunidade ou uma salvação, pode se tornar um pesadelo.

Novos produtos implicam também em conhecimentos próprios do mercado. No caso de médias e grandes lojas, muitas vezes é necessário estabelecer equipes de vendas especializadas para que se possam alcançar os resultados desejados. Separar as equipes por especiali¬zação, perfil de vendedor e abordagem adequada de venda também pode trazer melhores respostas.

Diversificar também exigirá profissionalização. E profissionalizar requer preparação das gerências atuais e futuras. Isso pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso do negócio.

Deixe uma resposta

Top