Encontro reúne centrais de negócios em Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sediará o Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios entre os dias 19 e 20 de setembro. O evento reunirá empresários de todo o país, no Hotel Golden Tulip Internacional, em torno de aspectos da gestão e operacionalização desse modelo incentivado pelo Sebrae, em que pequenas empresas atuam em conjunto para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado. Os temas passarão por cultura da cooperação, expansão de mercado e tendências do segmento. Para exemplificar quais práticas já apresentam resultados positivos, o evento também terá palestras com especialistas na área e talk shows, mediados por consultores do Sebrae, que apresentação experiências bem-sucedidas de centrais em diferentes regiões do Brasil.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade a receber o encontro. O evento já passou por Salvador (BA), em 2010, e Natal (RN), em 2011. “O Paraná se candidatou para receber o encontro em 2012 porque já tem um bom número de centrais de negócios instituídas, muitas delas criadas com o apoio do Sebrae. Sediar um evento desse porte é importante para incentivar outras empresas a trabalharem de maneira cooperada, no modelo de centrais de negócios”, explica o consultor do Sebrae no Paraná, Marcos Uda.

De acordo com levantamento realizado pela instituição, o estado tem 60 centrais de negócios em operação. Dessas, 19 foram implantadas com o apoio do Sebrae a partir de uma metodologia desenvolvida pela própria instituição e aplicada nacionalmente. Dentre os segmentos que já atuam em conjunto no Paraná estão supermercados, lojas de material de construção e construtoras, farmácias, lojas de decoração, produtores de café e orquídeas, confecções, centros automotivos, lojas de peças agícolas e negócios ligados á  Tecnologia da Informação (TI).

A ideia do encontro é que, a partir das informações disponibilizadas no encontro, os empresários interessados em se unir tenham subsídios para avaliar sua formação. “O Sebrae incentiva a criação de centrais de negócios, mas esses grupos precisam ser sustentáveis. E essa troca de conhecimento entre os estados será importante para tirar dúvidas e debater soluções que já foram aplicadas”, explica o consultor do Sebrae no Paraná. Para obter informações sobre o 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *