Empresários do Paraná conhecerão oportunidades de negócios no Uruguai

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Paraná participou nesta terça-feira (7) do lançamento oficial da missão empresarial para o Uruguai, que acontece no mês de junho, e contará com o apoio da entidade. A missão levará empresários paranaenses para conhecer as oportunidades de negócios e investimentos no país. A data será divulgada em breve no site do CIN (www.cinpr.org.br)

O evento foi realizado na sede da Associação Comercial de Curitiba (ACP). Participaram do encontro o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, que coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade, e a gerente do CIN, Janet Pacheco. Também estiveram presentes autoridades do Uruguai, entre eles Joaquim Píriz Jorge, cônsul geral do país.

Para Janet Pacheco, a missão empresarial no Uruguai irá orientar e auxiliar as empresas paranaenses que desejam investir no país. “O CIN busca alavancar os negócios dos paranaenses no mercado internacional e essa missão irá transmitir informações importantes para que os empresários possam investir com mais segurança no Uruguai”, destacou.

Durante o evento, empresários e representantes de entidades da área de comércio exterior conheceram o cenário econômico e social do Uruguai. O assunto foi apresentado pela economista Paola Leites de Moraes. Segundo ela, o Uruguai está em 1º lugar no ranking da América Latina em índice de democracia e baixa corrupção e é o segundo em liberdade econômica. A média de desenvolvimento do país também é positiva, o que acaba atraindo investidores. “A taxa média de crescimento anual do Uruguai foi de 5,9% nos últimos anos”, destacou.

O Uruguai está localizado na América do Sul, sobre a costa atlântica. A cidade mais populosa do país é Montevidéu, capital que possui o porto mais importante do Uruguai. São mais de 3 milhões de habitantes e a língua oficial é o espanhol.

O país é um dos que mais capta investimentos na América Latina, estando atrás apenas do Chile e Peru e as exportações estão aumentando. “Nossas exportações aumentaram cinco vezes em dez anos”, disse Paola. Ela também destacou que em 1998 foi criada no país a Lei de Investimentos, que beneficia empresas e indústrias que desejam investir no Uruguai, isentando-os de diversos impostos e facilitando as relações comerciais.

Os investidores interessados no país tem ainda à disposição o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, que atinge uma população de mais de 270 milhões de pessoas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *