You are here
Home > Empreendedorismo > Endeavor lança curso de empreendedorismo a distância

Endeavor lança curso de empreendedorismo a distância

Renata-ChilvarquerA Endeavor Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo de alto impacto, lança o primeiro curso de ensino à distância (EAD) para levar ao empreendedor ferramentas e conteúdo sobre como criar um negócio de alto crescimento. São módulos com duração entre três e seis horas que contém vídeos, exercícios e materiais complementares. Instalado em plataformas 100% online, as aulas contam com casos reais de empreendedores, especialistas e mentores brasileiros, oriundos da rede da Endeavor Brasil que, por sua vez, possui mais de 12 anos de experiência no mercado brasileiro selecionando e apoiando empreendedores.

Pesquisas realizadas pela Endeavor Brasil apontam que 60% dos jovens brasileiros querem empreender, mas apenas 38% procuram se preparar para isso. Além disso, dos quatro principais problemas enfrentados pelos empreendedores do país, três estão ligados à falta de conhecimento em gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio. “Buscamos com o curso compartilhar o conhecimento e a experiência que a organização possui com milhares de potenciais empreendedores e a nossa forte rede de mentores, que estão entre os executivos das principais empresas do país e conhecem tudo sobre o mundo dos negócios”, conta Renata Chilvarquer (foto), gerente de Educação da Endeavor. “Jamais seria possível reunir todos eles em uma sala de aula”, complementa ela.

Entre os principais nomes que participam do primeiro módulo estão Luiz Eduardo Serafim (3M), Leila Vélez (Beleza Natural), Valério Dornelles (Tecno Logys), André Bianchi (Bianchi & Associates), Marcelo Salim (Rava Corporation) e casos inspiradores, como o do fundador da Embraer, Ozires Silva.

Até o fim do ano, a Endeavor disponibilizará dez edições que irão abordar as principais etapas da criação e manutenção de um negócio, e pulverizar a cultura de alto impacto promovida pela organização. “Queremos que qualquer pessoa que pretenda abrir um negócio tenha o pensamento de ter uma empresa de alto impacto, ou seja, que busque crescimento sustentável para gerar renda, empregos e desenvolvimento, e assim contribuir para mudar o país. Foi pelo EAD que vimos uma oportunidade de dividir com um número maior de pessoas todo esse conteúdo qualificado que absorvemos na Endeavor, de uma forma prática, online”, diz Renata.

Dois cursos já foram lançados: o primeiro, “Como escalar e inovar em seu negócio?”, abrange inovação, escala, mercado, modelo de negócio e estratégia futura. “São os pontos determinantes para o sucesso de uma empresa. Vamos levar o empreendedor a refletir sobre a sua ideia ou sobre o seu negócio atual”, conclui Renata. O segundo, “Marketing para empreendedores: ferramentas e estratégias”, abrange estratégia de marketing, posicionamento e criação de uma marca, engajamento de clientes através de ferramentas de propaganda, publicidade e promoção, entre outros tópicos. Os próximos cursos tratarão dos temas pesquisa de mercado, vendas, finanças, questões legais, entre outros.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top