Apesar do alto investimento, aluguel de quadras esportivas é um negócio cresce há mais de 10 anos

cancha futebolSegundo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão existem hoje mais de 4 mil clubes e mais de 300  mil atletas inscritos oficialmente. Extra oficialmente acredita-se que 1 milhão de pessoas joguem futebol de forma amadora em todo o País. Outros milhares de pessoas também jogam vôlei e basquete com certa regularidade. Diante da falta de espaços públicos de qualidade para a prática desses esportes, um número cada vez maior de pessoas tem procurado empresas especializadas na locação de quadras, principalmente em áreas urbanas. Outro aspecto que ajudou no crescimento deste setor nos últimos 10 anos foi a diminuição do custo para a construção das quadras e o avanço da tecnologia da grama sintética, que é o principal material utilizado neste tipo de empresa.

O empreendedor interessado em investir em quadras de esportes para locação deve estar atento à localização do seu negócio. Locais distantes de residências ou do trabalho dos clientes tornam-se um fator de desmotivação para ir ao estabelecimento com mais frequência. Instalar a empresa em avenidas, bairros com muita movimentação de pessoas e veículos é o ideal, pois a própria estrutura do negócio, que deve ter uma área  mínima de 3 mil metros quadrados,  torna-se um chamariz da clientela. Entretanto, um fator de preocupação nas localizações privilegiadas é o alto custo do aluguel.

Quanto ao valor a ser investido neste tipo de negócio, ele vai depender de um conjunto de decisões, como por exemplo, se o imóvel será comprado ou alugado, quantas quadras serão construídas e as modalidades esportivas que estarão disponíveis. De acordo com cálculos do Sebrae, para um pequeno negócio em imóvel alugado, com até 3 quadras esportivas, o investimento inicial é de R$ 168 mil.  Agora, o empreendedor  que está interessado em abrir uma quadra de esportes, mas não tem todo o dinheiro previsto para o negócio, tem como opção arrendar quadras que estejam ociosas em clubes, escolas e outras organizações. Outra opção é a compra de grama sintética usada. Já um  fator importante é manter a equipe treinada para atender com qualidade, presteza e atenção os clientes e demais pessoas que frequentem o estabelecimento.

Somente em Curitiba, existem 54 quadras esportivas para locação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

6 comentários sobre “Apesar do alto investimento, aluguel de quadras esportivas é um negócio cresce há mais de 10 anos

  1. Bom dia estou pensando investir em uma quadra própria de campo com grama sintética e futebol de salão, tudo coberto e toda infra estrutura para receber torcedores com degraus para acento progressivo em ambas quadras, inclusive oferecer cantinas e espaços para churrascos, como nunca atuei no ramo, gostaria de saber os pontos fracos e forte deste ramo, rendimento liquido mais ou menos por mês, as exigências dos órgãos público, em virtude do investimento alto se é viável ou não, moro em Santa Catarina – SC.

    Obs.: gostaria de receber informações de donos de clubes que atuam nesta área.

    sportlifeac@gmail.com

  2. Boa noite, tenho um barracão próprio, onde funcionava uma industria. Gostaria de adaptá-lo para locação de futebol de salão, volei e basquete. como fazer?
    Gostaria de receber informações de outros empresários que atuam neste ramo. nunca trabalhei nesta área.

  3. Gostaria de saber se é uma área viável de se investir onde moro, Patrocínio-MG. Aqui já tem aproximadamente 4 quadras esportivas com uma população de aproximadamente 100.000 habitantes. Penso em oferecer produtos para que os clientes possam consumir no pós jogo, como bebidas e alimentos em geral. O ponto principal que preciso saber é qual o investimento inicial aproximado que tenho que fazer, tendo incluso gasto com grama sintética, iluminação, entre outros e também o gastos com impostos e exigências dos órgãos públicos, se tenho que emitir nf-e e quando é necessário.

  4. Procuro quadra para arrendar em Curitiba, estou com investidor para isso, favor entrar em contato comigo todos que tenham para alinharmos.
    Kael ( 99986-6556)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *