Construtora Baggio se especializa em obras hospitalares

Obras hospitalares são complexas e exigem itens especiais e diferenciados. Também precisam apresentar perfeita compatibilidade entre instalações, sistemas e equipamentos. Ao longo de mais de 30 anos de história, a Construtora Baggio reuniu experiência e conhecimento na execução de projetos hospitalares, tornando-se referência também na construção de estabelecimentos da área da saúde.

Importantes obras desse segmento levam a assinatura da empresa. Em Curitiba, a Baggio construiu os dois prédios do IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, o Instituto Sul-Brasileiro de Cirurgia Plástica e o INC – Instituto de Neurologia de Curitiba. Além disso, seguem os trabalhos da mais recente unidade da Clinipam na capital. No currículo da Baggio ainda estão a Unimed Guarapuava, o Pró-Onco Londrina e o SOS Cárdio, que fica em Florianópolis. A construtora também foi a responsável pela revitalização da Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão (PR). E agora em julho, começaram as obras do hospital Previna, em São Paulo, da operadora de planos de saúde Plena Saúde.

De acordo com o gerente do núcleo de obras comerciais da Construtora Baggio, Alceu Bueno Júnior, critérios técnicos específicos precisam ser levados em conta em um projeto hospitalar. “A obra deve estar integralmente adequada às normas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e da acessibilidade universal. Além disso, a legalização dessas construções exige documentos diferenciados”, explica. Os sistemas de esgoto e de ar-condicionado merecem atenção. Para a instalação do sistema de ar-condicionado, por exemplo, é necessário um conjunto grande de dutos com insuflamento, retorno e tratamento de ar.

A escolha dos acabamentos em obras hospitalares é definida segundo o tipo de atividade a ser realizada em cada um dos setores. Nas áreas de atendimento clínico e cirúrgico, existe a preocupação com o controle de infecção hospitalar. Por isso, a opção por materiais impermeáveis, com alta resistência à ação constante de produtos químicos, de fácil limpeza, simples manutenção e boa durabilidade. Já para o mobiliário, ergonomia e conforto são características fundamentais. A ideia é proporcionar segurança, praticidade e relaxamento para os pacientes e os profissionais.

O sistema de obra a preço fechado e a chamada construção personalizada são diferenciais da Baggio em relação a outras empresas do setor. Cada projeto é totalmente exclusivo e o valor do metro quadrado segue uma tabela, de acordo com o padrão de acabamentos. Outra vantagem é o parcelamento próprio, em até 70 vezes (no caso de obras comerciais), com condições flexíveis de pagamento que facilitam a viabilização do projeto. Os juros, de 0,63% ao mês, são os mais baixos do mercado de obras de alto padrão. A construtora também presta assessoria completa para a obtenção de crédito junto ao BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e a fundos de investimentos. A Baggio tem sede em Curitiba e conta com filiais em Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *