You are here
Home > Marketing > Investimento em marketing esportivo garante bom retorno financeiro e institucional para as empresas

Investimento em marketing esportivo garante bom retorno financeiro e institucional para as empresas

marketing esportivoO patrocínio esportivo é uma das atividades promocionais de marketing que mais se desenvolveu nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, os valores investidos mundialmente nessa atividade cresceram mais de mil por cento nos últimos 25 anos. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, nossa indústria esportiva movimenta em média R$ 31 bilhões por ano. Isso equivalente a 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os principais motivos que levam uma empresa a investir no esporte estão relacionados ao espaço constante na mídia, e ao fato do sucesso obtido no esporte ser transferido para o patrocinador, gerando um bom retorno institucional e de vendas. Já os benefícios do patrocínio esportivo são muitos, como por exemplo, o fortalecimento da marca e da imagem, a mídia espontânea, agregação de valor à marca, conquista de mercado, além de ser uma  excelente ferramenta de comunicação para antecipar-se à concorrência. Em média, uma empresa que investe em um clube ou evento esportivo tem um retorno de quinze vezes o valor do investimento. Ou seja, o lucro é certo.

O empresário que  pretende  investir em marketing esportivo, antes de qualquer coisa precisa decidir sobre qual será o seu público alvo e quem pretende atingir com seu produto ou serviço. Além disso, é necessário que a parceria tenha os objetivos muito bem definidos.

Os bancos e as construtoras são, atualmente, os segmentos que mais investem em marketing esportivo. Em seguida, aparecem a indústria automotiva e de lubrificantes, indústria eletrônica e de eletrodomésticos, bebidas, escolas de idiomas e planos de saúde.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top