Comitiva brasileira quer diversificar produtos do agronegócio na China

Brasil e ChinaAmpliar e diversificar a pauta comercial entre Brasil e China é o objetivo da missão da qual o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, participará no período de 5 a 15 de novembro deste ano. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o convite partiu da senadora e presidente da entidade Kátia Abreu.  Participarão da missão em Pequim e Xangai, empresários e lideranças de entidades do agronegócio. Além disso, a programação terá a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.  “A comitiva irá ao país asiático para fazer a promoção comercial dos produtos agropecuários brasileiros no mercado chinês, com o objetivo de ampliar e diversificar a pauta comercial entre os dois países”, antecipa Pedrozo.

De acordo com a senadora, atualmente a pauta está concentrada basicamente na soja, que responde por 72% das exportações dos produtos do agronegócio brasileiro para aquele país. “Precisamos do apoio das agroindústrias para buscar essas parcerias com este mercado tão promissor”, destaca.

Levantamentos apontam, que nos últimos anos, a China se tornou um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Porém, a lista de produtos do agronegócio é pouco diversificada, o que tem reforçado o interesse da CNA em contribuir para aumentar a venda e atrair investimentos chineses em segmentos como carnes bovina, suína e de aves, café, açúcar e etanol, produtos lácteos, produtos florestais, suco de laranja, caprinos e ovinos e pescados.

A senadora argumenta que a China tem 1,3 bilhão de pessoas que precisam consumir alimentos e uma classe média que cresce cada vez mais. “Queremos fortalecer a agroindústria brasileira, especialmente a média. Por isso, estamos negociando linhas de crédito especiais para este segmento”, realça.

Para dar subsídio aos chineses para formalizar negócios com os brasileiros, a CNA disponibilizará o portal Agroinvest Brasil, no qual as empresas estrangeiras interessadas em investir no Brasil poderão acessar os projetos das empresas brasileiras interessadas em ampliar suas vendas ao mercado asiático. No portal estarão todas as informações sobre o agronegócio brasileiro e a legislação do setor.

A agenda inclui na sexta-feira (8), às 19 horas, em Pequim, jantar de gala oferecido pela CNA com a presença do vice-presidente do Brasil, Michel Temer. Na segunda-feira (11), em Xangai, das 9 às 12 horas, está prevista visita à Zona Econômica Especial (ZEE) e ao Parque Industrial e Tecnológico e Centro de Logística de Suzhou. Na sequência, das 14h30 às 16 horas, acontece visita à cidade história de Suzhou. Na terça-feira (12), às 9 horas ocorre a abertura do Seminário Agroinvest Brasil 2013, com apresentação do Portal Agroinvest e as sessões paralelas sobre as potencialidades das exportações brasileiras de alimentos para China (carnes, café, suco de laranja, produtos florestais, açúcar e álcool) e oportunidades de investimentos diretos da China no agronegócio brasileiro (logística e transporte; produção agropecuária – soja, leite, aquicultura, ovinos e caprinos, produtos florestais-, armazenagem e irrigação). Na terça-feira (13), às 9h30, acontece a cerimônia de abertura da FHC – China 2013, no Shangai New International Expo Centre (SNIEC). A programação contempla almoço e mesas de negócios.

A comitiva também fará visita ao Porto de Águas Profundas de Yangshan, em Xanguai, na quinta-feira (14). No mesmo dia, das 15 às17 horas, visitará a bolsa de commodities agrícolas em Xangai. Na sexta-feira (15), das 9 às 12 horas, terá visita técnica a recém inaugurada Zona Livre de Comércio de Xanguai, seguida de breve palestra sobre o propósito do local, que é de se tornar um polo de distribuição de alimentos para toda a China. Na sequência às 15 horas, haverá visita a rede de supermercados/atacadistas e a noite a delegação retorna ao Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *