Assistência jurídica é diferencial que mais atrai associados a sindicatos

Como atrair e manter associados? Para responder esta questão, presidentes e dirigentes de sindicatos de diferentes regiões estiveram reunidos em Curitiba nesta terça-feira (02), discutindo ações efetivas para garantir o associativismo nos sindicatos do setor produtivo. As discussões do evento, organizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) tiveram como ponto de partida dois cases – da indústria da Panificação do Ceará (Sindpan) e do setor de Metalmecânica de Curitiba e região metropolitana (Sindimetal-PR).

Em ambos os casos, os representantes sindicais apontaram a assessoria jurídica como o serviço que mais atraiu novos associados. “Como a maioria de nossa base é de pequenas empresas (96%), a assessoria jurídica é um diferencial, porque orienta e promove segurança a indústrias que não teriam estrutura para ter sua própria assessoria”, disse Oscar Ferreira, executivo do Sindpan. “Os associados sentem-se alinhados sob uma mesma orientação. Há uma tranquilidade quanto a um mesmo posicionamento das indústrias do setor, por mais distintas que possam ser em sua estrutura”, contou Alcino Tigrinho, presidente do Sindimetal-PR.

Além da assessoria jurídica, os executivos contaram sobre outras ações que contribuíram com o aumento da representatividade de seus sindicatos, como a oferta de uma central de produção, que reduz custos com a utilização de mão de obra prisional, no Ceará. “Atualmente, atendemos sete panificadoras, que têm garantia de um produto de qualidade, com processo padronizado e custos menores”, avaliou Ferreira. “Acreditamos que nosso maior diferencial é o Programa Sindimetal Empresas, que oferece cursos de qualificação para trabalhadores da indústria Metalmecânica. A formação de mão de obra é, com certeza, um de nossos maiores desafios neste setor. E o Sindimetal-PR está atento a isso”, disse Tigrinho.

O encontro promovido pelo PDA para executivos sindicais foi o sétimo neste ano, no Paraná. “O PDA traz diferenciais para os sindicatos ao apresentar ideias para diversificar sua atuação e atrair as indústrias, abrindo outas possibilidades além de sua função inicial de convenção coletiva”, avaliou Evaldo Costers, diretor do Sindirepa-PR. “Em nosso setor, há uma dificuldade em atrair as pequenas indústrias. O PDA é, certamente, um meio para conseguirmos nos aproximar”, disse Paulo Pupo, vice-presidente da Fiep e empresário do setor da Madeira, referindo-se aos cursos do Associa Indústria, braço do PDA criado para atrair novos associados para os sindicatos.

Em 2014, 800 indústrias foram atendidas pelo PDA. A média de participantes do Associa Indústria no Paraná foi bastante superior à média nacional – 42% acima da média nacional – com cursos oferecidos em 10 municípios, espalhados por todo o Estado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *