Usuários de dispositivos móveis serão o principal alvo dos cyber criminosos em 2015

cyber crimeOs especialistas da G Data, fornecedora de soluções de segurança, representada no Brasil pela FirstSecurity, apontam as principais ameaças que deverão se destacar em 2015. O aumento de trojans bancários e adware está no topo das preocupações e o foco principal dos cyber criminosos são os usuários de dispositivos móveis. O ano de 2014 foi marcado pela ação maciça de malwares perigosos, como o Uroburos, e de diversos tipos de spyware criados para atacar usuários de Android e um elevado número de instâncias de malwares direcionados aos smartphones e tablets. A expectativa dos especialistas da G Data é que os dispositivos móveis se manterão como o principal foco do cyber criminosos em 2015.

A marca de 3,5 milhões de novas modalidades de malware foi ultrapassada pela primeira vez em 2014. Esta tendência continuará e espera-se ver um aumento em vários tipos de novos códigos maliciosos dirigidos aos usuários de computador pessoal e dispositivos móveis. Os trojans bancários estarão no topo da lista das ameaças, como vem acontecendo nos últimos anos, uma vez que que os criminosos cibernéticos continuam a depender deste tipo de fraude bancária on-line para roubar os usuários.

“As fraudes online, tais como a manipulação de e-mail ou a exploração de vulnerabilidades de sistemas e programas de computador, continuarão a render grande popularidade para os criminosos da Internet em 2015. Os trojans bancários atingiram um recorde no ano passado a tendência é que eles se manterão na preferência das ações criminosas”, comenta Ralf Benzmüller, especialista chefe da G Data. “Os tipos de malwares que atacam tanto o PC quantos os dispositivos móveis se torrarão a maioria entre os códigos maliciosos”.

Quase 1 bilhão de smartphones Android foram vendidos em 2014, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela IDC, cerca de 84,7% de todos os smartphones vendidos no segundo trimestre. Segundo Benzmüller, os criadores de malware estão cientes disso também e estão continuamente trabalhando em novos tipos de códigos maliciosos para esta plataformas. A G Data contabilizou 751.136 novos exemplares de malware para Android nos primeiros seis meses do ano passado. Um número alarmante e os analistas esperavam que 2014 se encerrasse com mais 1,2 milhões novas amostras deste tipo de ameaça para 2014.  Os números finais ainda não foram fechados, mas esta expectativa poderá ser superada.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *