TIM amplia transparência e reformula aplicativo Portas Abertas

TIM - Portas AbertasPara reforçar seu compromisso com a qualidade e melhoria contínua dos serviços, a TIM renovou o aplicativo Portas Abertas, lançado em 2013. A ferramenta faz parte da plataforma de transparência da operadora – que conta ainda com o site www.tim.com.br/portasabertas – e permite aos clientes acompanhar a ampliação da rede da companhia e consultar dados de cobertura, além de reportar possíveis falhas. O aplicativo já conta com 86 mil downloads voluntários e vai embarcado em aparelhos Android comercializados pela TIM. A empresa recebe ainda mais de 25 mil colaborações mensais pelo app, em média, com usuários reportando falhas pontuais do sinal e utiliza essas informações na melhoria da rede, retornando aos clientes beneficiados.

“É muito importante termos esse retorno dos clientes com colaborações sobre o nosso serviço, porque direciona o trabalho da TIM na melhoria e ampliação da rede. Queremos que o aplicativo Portas Abertas se popularize ainda mais, por isso, optamos pela renovação da ferramenta, com o objetivo de facilitar a navegação e tornar o app mais dinâmico”, explica Alexandre Trindade, diretor de CRM da TIM Brasil e responsável pelo projeto.

Entre as novidades do aplicativo estão a disponibilização de um tutorial para os clientes que forem utilizá-lo pela primeira vez; novas opções na ferramenta “Colabore”, oferecendo mais alternativas na hora de relatar problemas e a possibilidade de informar se a falha é pontual ou permanente; a busca de alertas de incidentes na rede ou manutenções programadas por cidade, além do novo layout.

Os clientes também podem enviar reportes da cobertura pelo site e pelo próprio celular, com o recurso USSD. Basta discar *144# e responder aos comandos no aparelho, sem qualquer custo. No total, a TIM recebe mais de 750 mil colaborações mensais, em média, através dos três canais disponíveis.

“Hoje, respondemos ao cliente de forma personalizada, via e-mail ou SMS, quando ele reporta algum problema. Verificamos a região reclamada, checamos as melhorias e ações realizadas, e encaminhamos a resposta com essas informações, em linha com nosso compromisso com a transparência. Temos uma efetividade alta nesses retornos, com 72% dos clientes recebendo e lendo as mensagens enviadas”, complementa Alexandre Trindade.

A TIM foi a primeira operadora móvel do Brasil a se comprometer com a divulgação completa e transparente de suas operações. Em outubro de 2012, a companhia lançou uma versão beta do que hoje é o site Portas Abertas. A versão oficial do portal entrou no ar em março de 2013 e contou com uma ampla campanha com o apresentador Luciano Huck, incentivando os clientes a conhecer e utilizar o site, que permite aos consumidores acompanhar a evolução da rede da empresa e as ações de melhoria. O portal traz, entre outras informações, o mapa real de cobertura da TIM, que mostra o retrato verdadeiro de sua rede – incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente – além da infraestrutura atual e planejada.

Em novembro de 2013, o projeto ganhou um aplicativo, com o intuito de facilitar o acesso móvel e, principalmente, aumentar o perfil de colaboração e interatividade, permitindo o reporte de falhas com mais agilidade e simplicidade.

Atualmente, além do mapa de cobertura e do “Colabore”, o site conta com as seções “Entregas”, que traz os investimentos em rede e projetos detalhados por estado; “Notícias”, com informações relevantes para os clientes; “Indicadores”, onde o usuário pode consultar como a TIM é avaliada pelos indicadores oficiais da Anatel em sua cidade; e “Tutoriais”, com vídeos que detalham o funcionamento do serviço.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *