Consultoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é alternativa para empresas que buscam inovação

Apoio prático e imediato, treinamento e qualificação profissional, aumento da produtividade e eficiência, além do fortalecimento da imagem no mercado – o que toda empresa almeja pode ser obtido por meio do programa Senior Experten Service (SES), programa de cooperação internacional. A iniciativa ofertada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha possibilita que profissionais alemães experientes e altamente qualificados, com conhecimento em diversos idiomas e experiências internacionais, compartilhem suas vivências em empresas do mundo inteiro. De acordo com informações da entidade, ao todo são mais de 10 mil especialistas registrados pelo SES.

A Navegação Aliança, controlada pela Trevisa Investimentos, vivenciou essa experiência a fim de melhorar a eficiência nos processos operacionais e de manutenção das embarcações. Fundada em 1932, a empresa de médio porte que por ano fatura R$ 60 milhões, tem a área de atuação concentrada na Bacia Sul (Porto Alegre) e faz o transporte de fertilizantes, grãos, celulose e carga geral em contêiner.

“Durante 30 dias recebemos um sênior com experiência internacional na área de navegação e logística. Ele acompanhou nossos processos, visitou terminais e comparou nossa atividade com a do mercado mundial. No final, nos ofereceu um relatório com recomendações”, conta o diretor da Navegação Aliança – Trevisa, Jorge Lindemann.  Segundo ele, “as empresas devem buscar soluções para competir não só com concorrentes locais, mas também com prestadoras de serviço de países desenvolvidos.” A bagagem e a visão de mundo do especialista possibilitou um intercâmbio de informações, segundo Lindemann. A parceria construída poderá, agora, viabilizar a visita de gestores da Navegação Aliança a portos e terminais de navegação dos Estados Unidos e Alemanha.

Andreas F. H. Hoffrichter, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) ressalta que a bagagem desses profissionais seniores contribui e muito com o desenvolvimento das empresas. “Os alemães possuem muito know-how, sobretudo nas áreas ligadas à tecnologia e inovação”, afirma. Os especialistas aposentados atuam em diversos segmentos, desde metalurgia, indústria química, alimentícia ao setor público. O trabalho ofertado por eles se concentra na manutenção de máquinas e instalações; treinamento técnico e profissional; aperfeiçoamento da qualidade e design de produtos; implementação de novas técnicas industriais e otimização de operações e processos produtivos.

O sênior Dieter Schambach que esteve em missão no Brasil pela primeira vez – entre março e abril – para prestar consultoria para a Navegação Aliança conta que a colaboração dos profissionais da empresa facilitou o trabalho. Ao acompanhar as atividades internas e nos terminais, o especialista se impressionou com os serviços prestados pela Aliança, elogiou o sistema de controle operacional e a área de tecnologia e fez recomendações para melhoria de processos e operações.

“Uma das principais contribuições foi em relação a como é feita a carga e descarga de grãos em outros países. Em termos gerais, a infraestrutura das instalações portuárias de Porto Alegre precisa de investimentos. Mesmo assim, a Aliança se esforça para prestar um bom serviço aos usuários”, relata o sênior que, antes de se aposentar, viveu e trabalhou no Brasil por duas décadas. Financiada pelo Ministério de Desenvolvimento Alemão e apoiada por entidades germânicas como a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (Berlim), desde 1983 a Fundação SES já realizou mais de 20 mil projetos em 140 países.

Vale destacar que a empresa interessada pela consultoria custeia as despesas de viagem – passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte – além da diária do consultor que inclui uma taxa administrativa, a qual varia de acordo com o tamanho e capacidade da empresa. Para micro e pequenas empresas, uma missão de um mês custa em média R$ 8.550,00.

A AHK Paraná em parceria com a unidade da Câmara de Porto Alegre intermedia todo o processo, sendo a ponte entre o SES e o solicitante. A duração da ‘missão’ é determinada pela empresa, mas a sugestão do SES é que seja entre três semanas e três meses.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *