Empresas de exportação comercial ganham destaque e realizam um trabalho bastante rentável

As empresas de exportação comercial estão em todo o lugar fazendo um trabalho muito rentável e importante para a vida dos consumidores. Este tipo de empresa é responsável pela distribuição de cargas para compradores independentes e varejistas de distribuidores que trabalham com atacado. Para começar um negócio de exportação comercial, o empreendedor deve ter algumas palavras chaves em mente que serão usadas em seu dia a dia, como caminhões, cargas, preços, passagens e negócios. Tudo vai girar em cima de uma viagem que vai levar os produtos a seus destinos e, para que isso ocorra de maneira rápida e sem muitos custos, a empresa terá que dispôr de investimentos em alta tecnologia.

Como cada país possui regras de compra e venda diferentes, o empreendedor deve traçar metas para conseguir fazer negócios da melhor maneira possível. Neste sentido, o empresário vai precisar de estudos e treinamento para comandar um empreendimento que exige muita estratégia de mercado. Já o primeiro aspecto a se analisar para começar a empresa é a certificação da existência de barreiras de comércio. A partir daí terá a autorização de fazer negócios na região. Também o Governo terá que dar as condições e exigências necessários para que a empresa venha a ser licenciada e possa fornecer serviços aos consumidores. O Consulado ou a embaixada também devem ser consultados para saber se as mercadorias que serão distribuídas estão dentro da legalidade do país.

Quanto ao investimento inicial, vai depender da quantidade de veículos disponíveis para o trânsito de mercadorias.O mais utilizado dos veículos é o caminhão, que tem o grande poder de transportar milhares de produtos de uma só vez e ultrapassar barreiras estaduais e regionais pelas estradas. Como o custo dos caminhões é  elevado, o recomendável é que no início, os veículos sejam alugados.

Por último, uma empresa de exportação comercial deve ter pessoas inteligentes no seu comando. Empresários, estudiosos e comerciantes de longa data se adaptam ao perfil do empreendedor e estarão apto a comandar este tipo de negócio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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