You are here
Home > Sem categoria > Dólar a R$ 4 atinge faturamento das agências de turismo

Dólar a R$ 4 atinge faturamento das agências de turismo

Passport book and tickets on a map and money
Passport book and tickets on a map and money

Com o dólar batendo a casa de R$ 4, as agências de turismo já sentem os reflexos em seus faturamentos. Nada menos do que 700 mil brasileiros devem desistir de viajar para o exterior ou mudar a rota para o turismo doméstico até o final do ano. A desvalorização do real em relação ao dólar, que já chega a 40% este ano, só não tem assustado mais o turista devido à onda de promoções das companhias aéreas que tem deixado as passagens até 50% mais baratas, compensando o câmbio.

No ano passado, nessa mesma época, as passagens para destinos como Miami, Nova Iorque, Los Angeles, custavam a partir de US$ 650. Agora os bilhetes podem ser encontrados a partir de US$ 265. Já para a alta temporada, como Natal e Ano Novo, se comparado ao ano passado, os preços caíram de US$ 1.700 para algo entre US$ 500 e US$ 650.
Mas a verdade é que o efeito psicológico do dólar a R$ 4 é forte. Empresários de agências de turismo acreditam que o resultado deste ano vai depender da evolução da economia e da política do país, já que a retração do mercado de trabalho também se reflete nas viagens. Com o medo de perder o emprego, muita gente que pretendia viajar no final de ano ou nos primeiros meses de 2016 está revendo os seus planos.

A Agência Brasileira de Viagens (Abav) vem acompanhando o desempenho das vendas de pacotes em todo o país e calcula que a retração no número de embarques ao exterior deve ficar próxima a 10% este ano. A desaceleração é atenuada pela demanda de roteiros nacionais. No primeiro semestre, as vendas de pacotes domésticos permaneceram estáveis. Já para o segundo semestre, a Abav projeta crescimento entre 5% e 7%, como consequência das promoções.

A CVC , que é a maior operadora do Brasil, desde o início do ano, vem apostando em promoções para tentar neutralizar a alta do dólar. Neste sentido tem oferecido pacotes com o preço da  moeda americana a preço reduzido e parcelamentos. Segundo o presidente da operadora, Luiz Eduardo Falco, as viagens para destinos como Orlando, Nova Iorque e Las Vegas estão 30% em média mais baratas do que em 2014 e no primeiro semestre as vendas de pacotes para o país conseguiram crescer 12%.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top