Ibope Inteligência identifica marcas preferidas de cada classe social
Consumidores de classe A compram roupas de cama, mesa e banho no Mundo do Enxoval, enquanto a loja preferida da classe B para esses artigos é a Seller e a classe C prefere a Narciso Enxovais. Para entender o perfil dos consumidores de cerca de 200 marcas presentes em shoppings e assim orientar lojistas e empreendedores sobre o melhor mix de lojas para cada perfil de shopping, o Ibope Inteligência criou a pesquisa Marcas Varejistas. O estudo é um consolidado de cerca de 25 mil entrevistas distribuídas por todo o Brasil para identificar o perfil predominante dos consumidores em relação a classe, sexo e idade
“Especialistas definem marca como uma promessa forte o suficiente para fazer com que um cliente escolha um produto dentre um conjunto cada vez mais diversificado de opções. Esse mesmo conceito pode ser aplicado aos shoppings, cuja imagem é composta pela soma das lojas e marcas que coexistem dentro do seu espaço”, explica Márcia Sola, diretora da área de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência. Compor o mix de lojas de um shopping, segundo a executiva, é uma tarefa ainda mais estratégica neste momento de grande rotatividade e muitos espaços vagos. E foi visando a auxiliar os profissionais nessa tarefa que o Ibope Inteligência decidiu investir no desenvolvimento dessa pesquisa.
Para reduzir o efeito da maior presença de marcas que são nacionais frente a outras que são regionais foi criado um índice cujo ponto de equilíbrio é 100 e quanto maior seu valor, maior a força da marca no segmento.
Principais resultados
A classe A representa apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% de todo potencial de consumo do país. Com uma renda média familiar de R$ 20,8 mil, esse é um segmento altamente desejado pelos shoppings. As marcas que mais atraem os consumidores dessa classe são: Mundo do Enxoval (341), PUC (336), Le Lis Blanc (332) e Richards (305).
No caso das famílias de classe B, que representam 40% do potencial de consumo do país e correspondem ao público com maior presença em todos os tipos de shoppings, sejam eles populares ou elitizados, são as lojas de fast fashion que mais atraem esse consumidor.
Alguns shoppings se denominam populares ou voltados para a classe C, mas quase sempre se esquecem que esse é um grupo com padrão de consumo muito diferenciado. As famílias desse segmento representam, atualmente, 49% dos domicílios brasileiros e respondem por 31% do potencial de consumo do país. Por se tratar de um grupo grande e diverso, essa classe está dividida em dois grupos: C1 e C2.
Nos shoppings, a presença da classe C2 (renda familiar média de R$1.625) ainda é inexpressiva. Já a C1 (renda familiar média de R$ 2.705) costuma ir ao shopping com mais frequência, mas ainda compra pouco, por conta da renda e porque a maior parte dos shoppings não tem as marcas que esse segmento costuma comprar, que são as que combinam preço com estilo. De acordo com a pesquisa Marcas Varejistas, a marca com maior penetração nessa classe é a Impecável (303).