You are here
Home > Sem categoria > Lauw 2016 consolida cenário promissor de crescimento e negócios para o segmento de utilities no País

Lauw 2016 consolida cenário promissor de crescimento e negócios para o segmento de utilities no País

A 14a edição da Latin American Utility Week (LAUW), o principal encontro de utilities na América Latina, foi encerrado com um balanço positivo para o segmento. Mercado caminhando para um ambiente pleno de competitividade, negócios em expansão e um setor comprometido com a tecnologia de ponta e inovação são alguns dos aspectos que marcaram o evento que reuniu, entre os dias 13 e 15 de setembro, no Transamérica Expo Center, players e especialistas do setor.
O movimento nos estandes foi intenso, com um público qualificado em busca de informações mais detalhadas e possibilidades de negócios. Durante a feira, 45 marcas apresentaram inovações em equipamentos, tecnologias e soluções para automação de redes, geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, medição de energia, água e gás e smart grids reunindo soluções inovadoras para o mercado da América Latina.

O mercado demonstra que está retomando um ritmo promissor. Durante a Rodada de Negócios realizada nesta edição da LAUW, 47 reuniões pré-agendadas reuniram cinco empresas compradoras (EDP, CPFL, Sabesp, Tradener e Enerpeixe) e 20 expositores dos segmentos de  geração, transmissão e distribuição de energia, água e gás. A perspectiva de geração de negócios para os próximos meses, decorrentes desses encontros, é de $ 8,4 milhões em investimentos, compras e parcerias no segmento de utilities.
Além do networking e ambiente propício para os negócios, a 14a Latin American Utility Week (LAUW) ofereceu aos participantes uma experiência única em termos de troca de conhecimentos e experiências. Nesta edição, os eventos de conteúdo ganharam uma versão inédita: a conferência panorâmica, um conceito inovador que permitiu ao conferencista transitar entre as apresentações sobre Metering, Smart Grids, Renewables, Water e Smart Citiesem um único ambiente integrado.
“Esta edição da LAUW nos confirmou que as empresas do setor assumiram uma postura mais otimista com relação ao futuro. Lentamente, o ritmo dos negócios ganha força e as companhias voltaram a projetar crescimento mesmo que a médio prazo. É muito encorajador como organizadores da LAUW saber que contribuímos com este cenário, fomentando o encontro da oferta e da demanda em um ambiente projetado meticulosamente para a realização de negócios e para a troca de conhecimento”,  avalia o Sergio Jardim, diretor da Clarion Events, organizadora da LAUW 2016.
“A participação de cada visitante e cada expositor foi fundamental para o sucesso do evento, que mais uma vez se confirmou como o principal fórum de discussão para os setores de energia , água e gás da América Latina”, destacou o gerente comercial Fernando Merida, lembrando que a data da próxima edição já está definida: 19 a 21 de setembro de 2017.
Para os expositores e especialistas que participaram da 14a edição da Latin American Utility Week, o setor  de utilities passa por um período de transição. A expectativa de que o ritmo de investimentos retome o crescimento, depende da estabilidade na política e das mudanças econômicas defendidas pelo mercado como o ajuste fiscal. A confiabilidade e previsibilidade das regras são fundamentais para que  isso aconteça.
“A situação está delicada, mas deve voltar ao prumo a médio prazo. Estamos apostando na retomada investindo em soluções para novos mercados como o segmento de medidores inteligentes e prontos para atender a tarifa branca”, explica João Paulo Santos, analista de Suporte Técnico da Eletra Energy Solutions. Marcos Machado, gerente de Produto da Landis+Gyr, concorda: “O setor de energia reflete a economia. Tão longo voltem os sinais de confiança, veremos o mercado retomando o crescimento”.
“É na crise que precisa buscar as oportunidades e a LAUW é a oportunidade de negócios que escolhemos para o lançamento da plataforma aérea isolada de 13,5 metros no Brasil. Recebemos a visita de clientes importantes e temos a pretensão de conquistar 10% do mercado em 2017”, afirma Nicola Zago, CEO da Socage Brasil.

A entrega do Latin American Utility Week Awards marcou o encerramento da 14a Latin American Utility Week (LAUW). Com o tema “Utilities do Futuro: Inovações, Desafios e Oportunidades na América Latina”, foram premiados os cinco projetos mais inovadores nas categorias energia, medição, água e gás, smart grids e smart systems. Ao longo do último dia de evento, os finalistas da disputa apresentaram os trabalhos para um grande público gratuitamente em uma espaço disponibilizado dentro da feira.

O objetivo do prêmio é o de oferecer um incentivo e reconhecimento para empresas nacionais que investem em projetos que contribuem com soluções eficientes em cada uma das categorias. Os vencedores receberam um certificado de reconhecimento de excelência e contribuição para setor, divulgação dos artigos nas publicações da LAUW, veiculação do artigo na Revista Metering & Smart Energy, veiculação do artigo na publicação ESI Africa, uma inscrição para a conferência de 2017 e uma inscrição para a próxima edição da European Utility Week, que acontece de 15 a 17 de Novembro, em Barcelona.
Os vencedores por categoria foram:
CATEGORIA METERING
*Eletrobras Energia + Project – Smart Grid Implementation
AUTORES: Paulo Cesar Lucena (Eletrobras); Marco Fernandes (Siemens)
EMPRESA: Eletrobras e Siemens
CATEGORIA SMART GRIDS
*Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Alta Tensão
AUTORES: Carlos Ademar Purim, Francisco, José Rocha de Santana, Rodrigo Jardim Riella, Guilherme Pereira de Resende e Rafael Wagner
EMPRESA: Institutos Lactec – COELBA-Companhia de Eletricidade DO Estado da Bahia
CATEGORIA ENERGY
*Energia Solar-Fotovoltaica en la Planta de Tratamiento de los Alisos, Nogales son., Mexico
AUTOR: Ing. Jesus Linãn Guevara
EMPRESA: Comission Nacional del Agua
CATEGORIA HYDRO
*Avaliação econômica para aproveitamento de água de chuva e reuso de águas cinzas para populações equivalentes de até 10.000 pessoas
AUTOR: Luiz Felipe Cerceau Guimarães
EMPRESA: Veolia
CATEGORIA SMART SYSTEMS
*Sistema óptico para transmissão de dados em banda larga concomitante ao monitoramento da integridade física de condutores de linhas aéreas de alta tensão
AUTOR:  Carlos Alexandre Meireles do Nascimento
EMPRESA: Cemig Distribuição S.A.
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top