Conserto de eletrodomésticos é um negócio que exige baixo investimento, mas empreendedor deve estar atento à concorrência

Economia  é o principal benefício oferecido por uma oficina de manutenção de eletrodomésticos.
Economia é o principal benefício oferecido por uma oficina de manutenção de eletrodomésticos.

Embora o índice de renovação de eletrodomésticos aumente ano após ano, incentivado pelo lançamento contínuo de novidades dos fabricantes, muitos consumidores recorrem ao serviço de assistência técnica para prolongar a vida útil dos aparelhos, além do prazo de garantia original. Consertos e troca de peças eletrônicas podem recuperar aparelhos danificados e evitar que o cliente tenha que comprar outro produto. Aliás, a economia para os clientes é o principal benefício oferecido por uma oficina de manutenção de eletrodomésticos.

Um detalhe que deve ser observado pelos empreendedores é a grande concorrência, que varia desde lojas autorizadas dos fabricantes até profissionais autônomos. Para não se desgastar no mercado, o empreendedor deve buscar mais informações sobre a viabilidade comercial da oficina por meio da elaboração de um plano de negócios.

Só para se ter ideia do potencial do mercado de eletrodomésticos, a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, aponta que 59% dos domicílios brasileiros possuem máquina de lavar, mais de 50% possuem filtro de água, 90% possuem rádio, 97% têm geladeira, 97% possuem televisão e 99% têm fogão.

Já a localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para uma oficina de manutenção de eletrodomésticos. Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, a visibilidade da loja, a proximidade com fornecedores e a limpeza do local. Recomenda-se o estabelecimento da oficina próxima a lojas de venda de eletrodomésticos.

Quanto ao investimento, ele vai variar de acordo com o porte do empreendimento. Por exemplo: uma oficina de manutenção de eletrodomésticos, estabelecida num imóvel alugado de 100m², exigirá um investimento inicial de R$ 40 mil, segundo cálculos dos consultores do Sebrae.

Por último, uma importante fonte de receita pode ser obtida através de convênios com empresas e órgãos públicos. A oficina deve ter flexibilidade para atender contratos mensais de instalação, limpeza e manutenção de aparelhos elétricos. A parceria com fabricantes também pode ser replicada com grandes varejistas. Desta forma, a venda do serviço de “garantia estendida” nas lojas de varejo ampliará o volume de reparos para as oficinas de manutenção de eletrodomésticos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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