Conserto de eletrodomésticos é um negócio que exige baixo investimento, mas empreendedor deve estar atento à concorrência
Embora o índice de renovação de eletrodomésticos aumente ano após ano, incentivado pelo lançamento contínuo de novidades dos fabricantes, muitos consumidores recorrem ao serviço de assistência técnica para prolongar a vida útil dos aparelhos, além do prazo de garantia original. Consertos e troca de peças eletrônicas podem recuperar aparelhos danificados e evitar que o cliente tenha que comprar outro produto. Aliás, a economia para os clientes é o principal benefício oferecido por uma oficina de manutenção de eletrodomésticos.
Um detalhe que deve ser observado pelos empreendedores é a grande concorrência, que varia desde lojas autorizadas dos fabricantes até profissionais autônomos. Para não se desgastar no mercado, o empreendedor deve buscar mais informações sobre a viabilidade comercial da oficina por meio da elaboração de um plano de negócios.
Só para se ter ideia do potencial do mercado de eletrodomésticos, a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, aponta que 59% dos domicílios brasileiros possuem máquina de lavar, mais de 50% possuem filtro de água, 90% possuem rádio, 97% têm geladeira, 97% possuem televisão e 99% têm fogão.
Já a localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para uma oficina de manutenção de eletrodomésticos. Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, a visibilidade da loja, a proximidade com fornecedores e a limpeza do local. Recomenda-se o estabelecimento da oficina próxima a lojas de venda de eletrodomésticos.
Quanto ao investimento, ele vai variar de acordo com o porte do empreendimento. Por exemplo: uma oficina de manutenção de eletrodomésticos, estabelecida num imóvel alugado de 100m², exigirá um investimento inicial de R$ 40 mil, segundo cálculos dos consultores do Sebrae.
Por último, uma importante fonte de receita pode ser obtida através de convênios com empresas e órgãos públicos. A oficina deve ter flexibilidade para atender contratos mensais de instalação, limpeza e manutenção de aparelhos elétricos. A parceria com fabricantes também pode ser replicada com grandes varejistas. Desta forma, a venda do serviço de “garantia estendida” nas lojas de varejo ampliará o volume de reparos para as oficinas de manutenção de eletrodomésticos.