Incentivo fiscal na Região Metropolitana de Curitiba atrai investidores

Grandes redes de comércio têm sido atraídas pelas vantagens fiscais oferecidas por municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Business Park Jardim Pedro Demeterco, complexo logístico administrado pela DCL Real Estate em Pinhais, agrega redes como Havan, Maxxi Atacado, Adega Brasil, Fox Lux e Daju e é exemplo de geração de empregos e redução de encargos tributários para grandes investidores. Em tempos de crise, a ordem é reduzir custos. E para as grandes empresas, que faturam na escala de milhões, qualquer vantagem percentual em termos de taxas tributárias pode fazer a grande diferença no orçamento mensal. O Imposto Sobre Serviços (ISS) aplicado na cidade é de 2%, sendo proveitoso tanto em relação a Curitiba (5%), quanto em relação a outros municípios da RMC, como Araucária e São José dos Pinhais (3%).

Com taxa 50% menor que a capital paranaense, o jovem município de Pinhais se tornou interessante tanto para os empresários do ramo imobiliário, que resolveram investir em grandes empreendimentos, quanto para redes varejistas que buscam galpões logísticos de grandes proporções para armazenamento e distribuição logística de suas mercadorias. A DCL Real Estate, empresa centenária que atua no setor, desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um amplo Complexo Logístico na região que já representa mais de 150 mil m² de área total. O espaço reúne dois atacarejos de grande porte, que servem, simultaneamente, às lojas de atacado e varejo das marcas Adega Brasil, do ramo de bebidas, e Maxxi Atacado, mercado de alimentos em geral. A Havan também está instalada na principal via de Pinhais, com loja construída sob medida pela DCL, na modalidade Built to Suit.
Os empreendimentos mais modernos e recentes do Complexo são os Armazéns 3 e 5, com 12 mil m² cada e capacidade de até sete módulos. Atualmente ocupados por marcas como Daju e Reiterlog, Adega Brasil, Foxlux os condomínios representam o que há de mais moderno no setor logístico, sendo considerados padrão Triplo A, com características de engenharia avançada, eficiente e sustentável. Além da vantagem tributária, os inquilinos do condomínio obtém vantagens financeiras também na contratação dos seguros, já que os prédios dispõem de sistema de combate a incêndios mais modernos e seguros, equipados com sprinklers. A otimização dos custos também é sensível nos gastos com água e energia elétrica, já que tanto Armazém 3 quanto 5 possuem telhas translúcidas para iluminação zenital, o que dispensa o uso de iluminação elétrica durante o dia e reduz sensivelmente o gasto com energia elétrica. Já o sistema de captação de água da chuva proporciona que a limpeza do pátio seja 100% realizado com reaproveitamento de água.

A localização próxima de Curitiba, mas relativamente afastada das dificuldades de tráfego dos grandes centros urbanos também representa um atrativo. A apenas 8 km do Centro de Curitiba, o Business Park representa praticidade para fornecedores e clientes, mas principalmente facilidades para acesso de caminhões e carretas de grande porte. As principais rodovias que ligam aos portos e demais regiões do país são facilmente acessadas, sem a necessidade de circulação pela região central da capital do Paraná.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *