Mercado de animação 3D é um segmento promissor e oferece boas condições de atuação de profissionais

A evolução das tecnologias digitais possibilitou ao mercado de animação 3D um grande suporte no desenvolvimento de imagens, sons, movimentos, vídeo, animações, simulação e interatividade. Neste contexto, os profissionais especializados têm encontrado um mercado bastante promissor. Vale lembrar que a animação 3D está presente em diversas áreas, como comerciais de TV, filmes em geral e publicitários, séries, jogos, material interativo, material educativo, visualizações arquitetônica e científica, dentre outros.

No Brasil, embora mercado de animação 3D ainda esteja em estruturação, mesmo assim apresenta razoável concorrência. No entanto, como o número de profissionais ainda não é tão expressivo, o segmento oferece boas condições de atuação e inserção no mercado. Para os empreendedores que estão interessados no segmento 3D, mas ainda não se sentem seguros, existem cursos a distância e faculdades que oferecem cursos variados na preparação de profissionais que queiram aprender ou interagir nesse mercado.

O principal público das pequenas empresas de Animação Gráfica em 3D são as grandes produtoras de trabalhos em computação gráfica e as agências de propaganda e publicidade.

Quanto à localização do negócio, antes de estabelecer uma empresa de animação gráfica em 3D é necessário que o empreendedor verifique a demanda por este tipo de serviço, uma vez que esta é uma área de atuação que não precisa ficar limitada a localidade geográfica. Por esta razão, o profissional antes de selecionar a região de instalação de sua agência, deve analisar onde estão os potenciais consumidores de seus trabalhos e quais são os seus principais concorrentes, buscando diferenciar-se (principalmente pela qualidade do trabalho desenvolvido) e atingir nichos inexplorados de mercado.

Já o investimento estimado pelos consultores do Sebrae para montar uma empresa de porte médio, deverá girar em torno de R$ 65 mil. Neste valor não estão considerados os gastos relativos à aquisição ou adequação do imóvel escolhido para a instalação da empresa.

Por fim, para manter-se competitiva a empresa precisa buscar alternativas que a diferencie dos concorrentes, como o oferecimento de outros serviços de computação gráfica, como por exemplo animação em 2D e criação de web sites.

Outro aspecto importante que deve ser observado é a qualidade no atendimento ao cliente. Entregas no prazo, serviços feitos com qualidade e diálogo de compromisso, influenciam muito na satisfação dos clientes. Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa cria um diferencial, constrói um relacionamento de confiança e torna inconveniente a migração do cliente para o concorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *