Fórum aborda vantagens da excelência em gestão nas empresas

O gerente de inovação da Embraer, Sandro Giovanni Valeri, será um dos palestrantes.

O Sebrae/PR sedia, no próximo dia 30 de agosto, o XIII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência em Gestão (CBEG). O evento tem o objetivo de compartilhar com a sociedade o conhecimento de boas práticas em excelência de gestão experimentadas por grandes empresas, além de identificar e apresentar oportunidades de benchmarking.

O Fórum é gratuito e será aberto ao público. O tema deste ano é “Inovação como diferencial competitivo”. Na programação está prevista uma palestra ministrada pelo gerente de inovação da Embraer, Sandro Giovanni Valeri, também diretor de Novos Negócios do Embraer Business Innovation Center. Ele é Ph.D. em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA e Mestre em Engenharia de Produção pela Poli USP. Valeri é responsável ainda pela implementação de inovação exponencial em negócios atuais, parcerias com startups e possui experiência internacional.
Em seguida, será apresentado um case de sucesso: Lilibox, pelo CEO-fundador, Rafael Rodrigues Luciano. Ele é formado em Marketing e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR. Trabalhou na Embratel como gerente de grandes contas. O mediador do evento será Marcos Bardagi, Head de Portfolio e Conhecimento na FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, com passagem por empresas multinacionais de diversos segmentos. Tem mais de 25 anos de experiência profissional. Comunicador e palestrante, ele é também professor universitário e dedicado a oficinas de escrita criativa e escritor.

Para Agnaldo Castanharo, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PR, a inovação é um processo permanente na busca da transformação do conhecimento aplicado à melhoria continua da gestão. “Uma das maneiras de termos acesso ao conhecimento e desenvolvermos as competências para enfrentarmos os desafios do mercado é o benchmarking entre empresas com convergência de interesses. O Fórum é relevante porque promove troca de experiência entre todos os participantes, inclusive entre empresas de atividades econômicas diferentes, mas que possuem as mesmas práticas de gestão aplicadas aos seus processos”, afirma.

O CBEG é uma rede de relacionamento focada em benchmarking, que reúne 14 empresas públicas e privadas: Agraria, Bosch, Caixa Econômica, Copel, Correios, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), ISAE/FGV, Pelissari, Petrobrás, Risotolândia, Sanepar, Sebrae/PR, Tecpar e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A maioria das organizações integrantes do Comitê implantou, em seu processo de gestão, os fundamentos da gestão para excelência, temas e processos disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Nos últimos meses, o Comitê cresceu. O TECPAR e Risotolândia são os mais recentes integrantes do grupo criado em 2005 para trocar experiências de boas práticas e buscar o refinamento do aprendizado organizacional. “Esse ano, o CBEG escolheu o tema Inovação, que está sendo discutido exaustivamente em todos os setores da nossa economia porque agrega valor ao negócio e sua prática deve ser incorporada na rotina organizacional trazendo um diferencial competitivo”, comenta Liliane do Rocio Rigoni, coordenadora do CBEG.

Já para Tânia Lopes, diretora de Gestão Corporativa do ISAE/FGV, o tema é mais que apropriado. “Inovação é um dos focos estratégicos do ISAE, está em nosso DNA, faz parte dos nossos valores e está presente em nossas ações diárias. Considero o tema extremamente pertinente neste momento em que o país necessita de transformação econômica e social. Empresas e profissionais precisam se reinventar e buscar soluções inovadoras para fazer da crise uma oportunidade para melhorar e crescer de forma sustentável. Temos a obrigação de trazer uma temática relevante para ser discutida com este público na busca de novas soluções. Pensar o novo, ter o olhar voltado para o futuro e novas possibilidades é uma necessidade num momento em que as coisas mudam com tanta velocidade”, destaca.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *