Sacolões passam por mudanças nos últimos anos e diversificam produtos para atrair novos tipos de consumidores
Os sacolões surgiram na década de 70 no estado de Minas Gerais e o seu sistema de vendas consistia basicamente em negociar diversos produtos por um preço único. O cliente colocava os produtos que desejava em uma sacola e pesava-os juntos. Por isso, a origem do termo “Sacolão”. Mas foi a partir da década de 80, que os sacolões receberam um impulso do poder público através das Ceasas, que forneciam todo tipo de assistência técnica e estimularam sua expansão. Já os sacolões de hoje são diferentes. A maioria não tem ligação com o governo ou com as Ceasas e funcionam como comércios exclusivamente de cunho privado. Muitos desses negócios praticam a estratégia de vender diversos produtos por um preço único, e atendem em sua maioria, o público das classes B e C. Porém, existem sacolões que atendem apenas as classes menos privilegiadas, oferecendo produtos de baixo custo.
Já as novas tendências de mercado apontam para um perfil de sacolões que, além de oferecerem os produtos tradicionais , incluem em seu mix produtos orgânicos e da linha gourmet, além de agregarem em sua estrutura açougue e uma pequena mercearia com itens básicos de consumo.
Para os empreendedores que pretendem investir num sacolão, um dos pontos fundamentais para o sucesso desse tipo de negócio é a sua localização. Para atrair potenciais clientes, é essencial que o local escolhido tenha um grande fluxo de pessoas, o que permitirá maior visibilidade da loja; seja próximo a imóveis residenciais e tenha facilidade de estacionamento. Outro ponto importante a se considerar ao escolher o ponto comercial é a quantidade de concorrentes instalados nas proximidades. Convém verificar se é interessante se estabelecer num local onde a oferta de produtos similares pode estar saturada.
Quanto ao investimento, ele vai variar de acordo com o porte do empreendimento. De acordo com cálculos dos consultores do Sebrae, um pequeno Sacolão, estabelecido em um imóvel alugado de 50 metros quadrados, exigirá um investimento inicial de R$ 45 mil.
Por último, o empreendedor de um sacolão deve estar atento à concorrência, que é formada basicamente de supermercados e feiras livres. As grandes redes usam estratégias para atrair o público como o dia da feira, quando realizam promoções dos produtos hortifrúti. Entretanto, a maioria dos supermercados pratica preços menores somente neste dia. Nesta briga, o sacolão pode levar vantagem por oferecer um preço justo, todos os dias.