Adoção de simples ações agrega valor na experiência de compras dos consumidores e se reflete no faturamento das empresas

Uma boa parte dos empresários ainda acredita que investir milhares de reais em publicidade e marketing externo é suficiente para atrair e manter os clientes dentro de sua empresa. Entretanto, de nada adianta essa estratégia se o interior da empresa é falho e deficitário; se a equipe não é engajada e muito menos treinada para a solução dos problemas de seus clientes.

A verdade é que em tempos de aperto financeiro, a lealdade dos clientes se encontra cada vez mais enraizada em fatores como preço, ambiente de compra e, principalmente, no atendimento. Além disso, o custo para a manutenção de um cliente é muito menor do que o de conquistar um novo. Dessa forma, cabe às empresas agregar valor na experiência de compra dos consumidores, desde o momento de tomada de conhecimento do seu produto ou serviço, passando pela experiência no momento de efetuar a compra, até a comunicação e um efetivo pós-venda.

Simples ações para agregar valor aos clientes fazem uma boa diferença, mas poucos empresários põem em prática. Por exemplo: oferecer um café ou um copo d´água embora seja algo simples, deixará o cliente mais à vontade e confortável para analisar a proposta de venda, principalmente se o processo for longo e complexo. Além disso, pelo fato do cliente não esperar, principalmente em empresas de pequeno porte, tal ação se tornará uma surpresa positiva.

Outro ponto que não pode ser esquecido é atender bem antes de vender. A conexão emocional facilita o processo de venda, ou seja, uma conversa descontraída, demonstra interesse genuíno no cliente e na resolução do seu problema, fazendo com que ele não esqueça a boa experiência de compra e retorne sempre que precisar de produtos ou serviços da empresa.

Por fim, os empresários devem manter seus clientes sempre por perto. A comunicação com o consumidor é fundamental. Por isso, é bom ter registrado o telefone, preferências, data de nascimento e frequência de visitas à empresa, para que dessa forma possa ser feito o acompanhamento de pós-venda e ofertas segmentadas de acordo com as preferências e necessidades. Tal atitude surpreenderá positivamente o cliente, principalmente se a empresa for de pequeno porte, já que poucos estabelecimentos fazem esse tipo de acompanhamento.

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