You are here
Home > Franquia > Antes de investir em uma franquia é importante conversar com franqueados

Antes de investir em uma franquia é importante conversar com franqueados

Melitha Prado.

O segmento de franquias vem caminhando na contramão da crise. No ano passado, o faturamento do setor cresceu 8,3% e passou da casa de R$ 151 bilhões. No primeiro semestre deste ano, as franquias faturaram 8% a mais em relação a igual período de 2016, com os negócios atingindo a marca de R$ 74 bilhões. Os números são animadores, mas antes de abrir uma franquia, o empresário precisa percorrer um longo caminho que inclui muito estudo, do sistema e do negócio; análise pessoal para saber se ele realmente tem perfil para ser franqueado; e investigação, ou seja, ir a campo para levantar informações que possam dar mais segurança na tomada de decisão.

Neste sentido, uma recomendação de extrema importância é que o empresário converse com os franqueados que já atuam na rede da qual está interessado. Segundo a especialista e consultora jurídica, Melitha Prado, o franqueado pode fornecer informações valiosas e concretas como, por exemplo, os aspectos financeiros que permeiam a operação, explicar mais sobre o mercado e como é na verdade o relacionamento com a franqueadora.

Pensando em quem tem dúvidas sobre um possível investimento em franquia – e ainda não passou pela fase de conversar com os franqueados em operação a especialista compartilha um roteiro de perguntas essenciais que devem ser feitas durante a conversa entre as partes. Entre as perguntas que devem ser feitas estão: Os estudos de viabilidade financeira que foram apresentados correspondem mesmo à realidade?; A estimativa de faturamento apresentada pela franquia é real?; Como é o relacionamento com o franqueador?; Como os conflitos que surgem na rede são resolvidos?; Como os franqueados se reúnem? É através de um Conselho?; e por último, como acontece a comunicação na rede? Há fóruns ou outros canais para que os franqueados sejam ouvidos ou para que possam compartilhar ideias e experiências?

Investir numa franquia – independentemente do valor envolvido – requer muita cautela. E as respostas obtidas através da conversa com franqueados vão facilitar e trarão muito mais segurança ao negócio antes mesmo de ser aberto.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top