Indústria do Paraná tem o maior crescimento do Brasil

A indústria automotiva paranaense cresceu 13%.

A indústria de transformação do Paraná cresceu 8,8% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, reforçando a tendência de retomada do setor, um dos mais afetados pela crise econômica. No acumulado do ano, o avanço da produção industrial paranaense foi de 4,6%, a maior do País. O resultado foi o melhor para o período desde 2011, quando o setor industrial do Paraná tinha crescido 9,3%, conforme os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional, divulgada nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki Júnior, o desempenho da indústria paranaense foi puxado pelos setores de máquinas e equipamentos, com crescimento de 61%, e o automotivo, que subiu em 13%. Os dois setores são destaque, mas a retomada da indústria no Estado é generalizada. Dos 13 segmentos pesquisados pelo IBGE, nove tiveram resultados positivos. Julio Suzuki afirmou que este fator é um sinal da boa saúde financeira do Estado.

No acumulado do ano, o Paraná foi o estado com maior crescimento da indústria de transformação. Nos últimos 12 meses, terminados em agosto, a indústria do Paraná cresceu 2,9% e na comparação entre agosto e julho, com ajuste sazonal, houve ligeira queda, de 0,4%. Outros destaques nos primeiros oito meses do ano foram os setores de bebidas, com crescimento de 5,5% e produtos minerais não metálicos, com 4,3% de alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *