Novidade em aplicativo de farmácias faz consumidores gastarem 32% a mais

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e a Stefanini Inspiring implementaram a função “vale compras” no Programa de Estratégias Competitivas (PEC), aplicativo de engajamento da Febrafar. A nova funcionalidade foi lançada no início de setembro na Entrefarma, uma das redes participantes do projeto, e já apresenta excelentes resultados: aumento de 300% na adesão ao cartão fidelidade digital e incremento de 40% na taxa de retenção de consumidores na plataforma. Os clientes do cartão digital gastam, em média, 32% a mais por mês do que os clientes que possuem o cartão fidelidade tradicional.

Por meio do novo beneficio, o cliente participante do programa de engajamento recebe um vale compras, que pode ser utilizado em uma nova visita à loja. A nova funcionalidade já está disponível para 13 redes participantes do projeto. A iniciativa nasce como uma das mais relevantes do Brasil, contando com uma base de 1,5 milhões de clientes. Felipe Prada, da Stefanini Inspiring, explica que a nova função traz vantagens para o consumidor, uma vez que propõe uma abordagem muito mais simples, na qual o crédito pode ser usado imediatamente nas próximas compras. Além disso, toda a gestão dos créditos pode ser realizada por meio do aplicativo de forma muito fácil. “Para as redes da Febrafar, o vale compras representa uma ferramenta muito poderosa, capaz de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e também ajudar a aumentar a frequência de ida à loja”, ressalta o executivo.

João Mota, presidente da Stefanini Inspiring, explica que o modelo aplicado na Febrafar é amplamente utilizado por grandes cadeias varejistas em mercados maduros como nos Estados Unidos e Reino Unido. “Os programas de fidelidade tradicionais em operação no Brasil utilizam o conceito de programa de coalizão, onde os pontos concedidos são direcionados para um marketplace, a partir do qual o cliente pode resgatar em produtos de qualquer outra marca. Desta forma, a loja que gerou os pontos perde oportunidades de capturar mais valor junto ao seu consumidor. O grande diferencial da solução da Inspiring é o resgate na própria loja, o que incentiva o cliente a voltar ao estabelecimento e ajuda a construir um relacionamento de longo prazo”, ressalta.

A Febrafar representa mais de 56 redes, contabilizando mais de 9 mil lojas em todo o território nacional, que correspondem a 13,5% do varejo farmacêutico brasileiro, em volume de vendas. A entidade produz e dissemina boas práticas de gestão junto às redes associadas, de modo que estas sejam capazes de competir em iguais condições com as grandes redes varejistas do mercado farmacêutico.

Para o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda, a ferramenta é mais um grande diferencial. “Nossa rede de associadas conta com suporte de parceiras de grande relevância, como a Stefanini. Como resultado, as afiliadas à Febrafar vêm apresentando taxas de crescimento recorrentemente maiores do que o varejo farmacêutico como um todo, sendo que nos últimos 12 meses as redes da Febrafar cresceram 18,7%, enquanto o mercado cresceu 11,6%”.

Para o diretor de marketing e operações da Entrefarma, Ângelo Vieira, o sucesso da nova funcionalidade nos primeiros dias de aplicação demonstra a importância de utilizar as ferramentas corretas. “Os consumidores estão mais exigentes. Uma forma de conquistá-los é fazer com que eles se sintam exclusivos e isso pode ser feito por meio de programas de vantagens. A Stefanini Inspiring trouxe para nós as soluções corretas, que permitem com que tudo isso seja desenvolvido de forma ordenada e com sucesso. O resultado tem sido extramente positivo para o nosso negócio”, comenta.

A tecnologia que viabilizou o projeto é resultado de um trabalho conjunto realizado pela Stefanini Inspiring e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar). A solução da Stefanini Inspiring, a Inspiring Engagement Platform, foi capaz de aportar ao já existente plano de fidelidade da Febrafar, o PEC, novas capacidades de relacionamento e engajamento com o cliente, por meio de aplicativos inovadores e tecnologia que permite o gerenciamento automatizado da jornada de valor do consumidor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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