Mesmo em meio à crise mais empresas estão sendo criadas no Paraná. Para quem quer abrir um negócio em 2018, algumas áreas prometem bons ganhos

Se por um lado a crise econômica fez com que o número de desempregados aumentasse consideravelmente nos últimos anos, por outro, a saída encontrada foi abrir o próprio negócio. E isso pode ser comprovado pelos últimos dados da Junta Comercial do Paraná. Nos dez primeiros meses deste ano, por exemplo, o número de empresas abertas em todo o Estado cresceu quase 10% em relação a igual período de 2016, somando 37.217 novos estabelecimentos. Só em Curitiba, mais de 5 mil novas empresas entraram no mercado. Atualmente, Curitiba é a quinta cidade brasileira com maior número de empresas no Brasil, ficando no atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. No total são mais 309 mil estabelecimentos de todos os tamanhos em atividade, de acordo com dados do Empresômetro.

Quem tem o objetivo de abrir uma empresa em 2018 ainda dá tempo para planejar sua estreia no empreendedorismo. O mercado continuará indefinido, pelo menos no primeiro semestre do ano, até que sejam conhecidos os candidatos à presidência da República, mas os departamentos econômicos dos bancos já projetam uma ligeira alta do PIB. E mesmo em meio a um cenário indefinido, existem alguns tipos de negócios que estarão em alta em 2018.

Eu conversei com alguns consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem algumas áreas de negócios que prometem bom desempenho. No setor de alimentação, um segmento que vem se destacando como promissor é o de alimentação alternativa, em especial, a produção de produtos livres de glúten e lactose, que promete multiplicar os resultados obtidos até então. Outra boa área para se investir é a de produtos orgânicos.

No setor de confecções, os brechós continuam na lista dos negócios em alta. Embora seja um mercado frequentemente incentivado, ainda há espaço para a venda de peças usadas, desde que tenham qualidade. As principais oportunidades estão no meio online, já que o empreendedor pode negociar com pessoas de todo o Brasil que buscam artigos específicos, e com baixo investimento.

Ainda quando se fala em negócios em alta, não se pode deixar de citar o setor de cosméticos e beleza, que mesmo em meio à crise continua crescendo. Outro apelo forte na área de cosméticos diz respeito ao uso de produtos naturais, menos agressivos tanto à pele como à própria natureza.

Já na área de tecnologia, os negócios que despontam como promissores para 2018 são os de desenvolvimento para aplicativos, impressões 3D, fabricação e venda de drones e produção de conteúdos para dispositivos.

Porém, antes de pensar em abrir uma empresa, é fundamental conhecer bem o mercado no qual deseja se inserir, bem como quem são os concorrentes. Também é importante fazer um estudo de viabilidade, pois é preciso garantir que se tenha capacidade financeira para tirar a ideia do papel e também assegurar que há um bom número de clientes interessados na proposta. Se a empresa não conseguir solucionar o problema de muita gente, o faturamento já começará comprometido.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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