Relações familiares e sua interferência nos negócios da empresa

Monique de Souza Pereira.

Gerenciar uma empresa familiar não é tarefa fácil, principalmente quando as relações familiares acabam interferindo diretamente sobre os negócios. Situações cotidianas das famílias como casamento, nascimento, criação e educação dos filhos, casais de meia-idade e o envelhecimento de seus membros normalmente influenciam no desempenho das empresas. De forma geral, a maioria das empresas familiares passa por quatro estágios sequenciais, regidos pelo envelhecimento biológico de seus membros.

No primeiro estágio da jovem família empresária, o aspecto pessoal é marcado pelo casamento e pelos primeiros anos de vida dos filhos. Nessa fase, fará parte dos planos

Nelson Luiz Oliveira.

do casal iniciar uma atividade empresarial, de forma que tempo, energia e dinheiro poderão ser escassos, o que exigirá muito esforço de ambos para que o negócio se desenvolva. Dessa forma, embora o cenário esteja mudando, antigamente era comum o casal dividir as tarefas, cabendo ao marido desbravar e desenvolver o negócio familiar com o objetivo de alcançar segurança financeira e, à esposa, se dedicar à administração do lar e à rotina de criação dos filhos. Hoje, observando empresas que estão em fase de transição entre 1ª e 2ª geração, ainda é possível observar esse modelo, embora existam também muitos exemplos de casais que empreenderam juntos, mas tiveram pouco tempo para acompanhar o desenvolvimento e crescimento dos filhos.

No decorrer dos anos, os pais enfrentam o desafio de preparar seus descendentes para as melhores oportunidades de sucesso quando adultos. Contudo, nas famílias empresárias o desafio é um pouco diferente, porque em meio a todas as alternativas que os jovens adultos possuem diante de si, existe uma oportunidade específica que precisa ser aceita ou rejeitada: trabalhar nos negócios da família. Nesse momento, os filhos, já na faculdade ou terminando os estudos, precisam optar por trabalhar na empresa da família ou desenvolver a carreira que escolheram para si, não necessariamente dentro dos negócios familiares, momento que pode representar o segundo estágio, da entrada na empresa familiar.

O terceiro estágio, descrito como trabalho em conjunto, é identificado quando 1a e 2a gerações da família dividem o mesmo espaço dentro da empresa, somando esforços para potencializar o sucesso do negócio. Nessa fase, como muitos conflitos podem vir à tona em razão do convívio diário, é importante que haja uma boa comunicação entre os familiares e ferramentas de mediação, para que eventuais divergências sejam resolvidas de maneira produtiva e não destrutiva.

E, por fim, o quarto e mais delicado estágio, conhecido como a passagem do bastão é marcado por um choque de forças opostas: a dificuldade da geração mais velha em sair da empresa e a da geração mais nova em esperar. Existe de fato um grande temor do fundador de perder a estatura heroica alcançada ao longo de anos de dedicação à empresa e com ela também perder status, poder e outras recompensas que a posição lhe proporciona.
Portanto, ambas as gerações podem ter dificuldade para pensar e falar sobre o assunto sucessão, sendo muito comum, infelizmente, ocorrer um evento inesperado para que essa transição aconteça de forma desestruturada e não planejada, por meio de doenças e falecimentos, por exemplo.

Para evitar surpresas desagradáveis, é importante que membros de empresas familiares se antecipem aos acontecimentos e já deixem tudo escrito e organizado de forma muito transparente, para que as próximas gerações conduzam com maestria as empresas e os negócios deixados pela família.

O artigo foi escrito por Monique de Souza Pereira, que é membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares – FGV/SP e associada do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e Nelson Luiz Paula de Oliveira, que é Administrador e Coordenador do Capítulo Paraná do IBGC. Especialista em Governança Corporativa e Familiar com Certificação pelo IBGC. Conselheiro Fiscal do IBEF Paraná. Atua como Consultor nas áreas econômico-financeira e estratégica de diversas empresas.

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