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Controlar o fluxo de caixa das empresas continua sendo uma das maiores dificuldades dos empreendedores de pequeno porte

Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos empresários no dia a dia. Mas, entre essas dificuldades, sem dúvida alguma, a maior é o controle de caixa da empresa. Se não houver um controle eficiente das entradas, saídas e do saldo de caixa no final do dia, a saúde financeira da empresa será comprometida. A maioria dos negócios, principalmente os de pequeno porte, fecham porque o empreendedor não tem conhecimento da gestão financeira da empresa. Agora, não é preciso ter um conhecimento profundo, mas é essencial saber o básico do controle de caixa.

Um item fundamental para o sucesso do controle das contas da empresa é a adoção do planejamento financeiro. É importante ter uma planilha que mostre todas as despesas fixas da empresa, para que o gestor possa programar quais serão os gastos do período e quais as entradas de dinheiro. Esse controle também pode ser obtido através da implantação de um software, tornando o processo mais simples e ágil.

Uma das maneiras de evitar gastos sem necessidade é procurar quitar as despesas em dia. Dessa forma, a empresa precisa ter o seu fluxo de caixa atualizado, para poder garantir o pagamento das contas sem atrasos. Caso o negócio não esteja em boas condições financeiras, e se encontre, por exemplo, com despesas em aberto, é bom verificar quais delas podem ser negociadas com os credores, para diminuir o valor de juros e multas a ser pago.

Outro item importante é cuidar para que a empresa não se endivide. Neste sentido, a regra básica de uma boa gestão financeira é gastar menos do que se ganha. Por isso, o gerenciamento das informações referentes às contas a pagar deve ser feito de forma sistemática. A dívida da empresa precisa ser controlada, para que as contas não se tornem impagáveis por falta de geração de recursos.

Por fim, nunca misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Tal atitude pode causar o fracasso do negócio e, consequentemente, das finanças pessoais do empresário. Há quem diga que comandar uma empresa que tem as finanças misturadas com as despesas pessoais, é como dirigir um carro em uma região pela qual até já se passou, mas sem GPS. Você sabe mais ou menos onde está, mas não tem certeza para onde deve ir.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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