Projeto Encadeamento Produtivo Sebrae e Ultragaz comemora resultados com micro e pequenas empresas

Nos últimos dois anos, 30 micro e pequenas revendas de gás do Paraná passaram por treinamentos e consultorias para melhorar a gestão de seus negócios.

Capacitação e busca por conhecimento para melhorar a performance nas áreas administrativa, financeira e operacional. Este é o objetivo do Programa Revenda+, uma parceria do Sebrae/ PR com a Ultragaz para desenvolver e profissionalizar 30 micro e pequenas revendedoras de gás do Paraná.  O trabalho teve duração de dois anos e o conteúdo foi dividido em treinamentos, com informações teóricas, e consultorias, visitas presenciais dos consultores, para que os gestores pudessem vivenciar na prática as mudanças necessárias para aumentar a competitividade das empresas. No total, foram mais de 3.100 horas de consultoria nas empresas. Foram realizadas ainda 10 oficinas, 6 palestras, 4 cursos e 2 seminários, além de eventos específicos, como rodada de crédito e rodada de negócios no período.

Articulado pelo Sebrae Nacional, o projeto de encadeamento produtivo aconteceu no Paraná e em outros seis estados brasileiros (Bahia, Goiás, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro) identificados como prioritários pela Ultragaz. O trabalho começou com um diagnóstico das empresas e depois foi traçado um plano de ação com o objetivo de melhorar a eficiência da gestão das revendas, a maioria empresas familiares que não adotavam controles específicos que o mercado de gás exige.
A consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, gestora do projeto no Paraná, explica que o grande diferencial é a metodologia focada em desenvolver 11 indicadores específicos de mercado. “Com isso, melhoramos a parte de negociação, gestão financeira e de pessoas, controle de processos, implantamos um planejamento estratégico focado em qualidade, produtividade com benefícios na área comercial e de vendas, propusemos uma comunicação visual mais eficiente, com mudanças de layout, e por consequência, aumentamos a rentabilidade das revendas”, resumiu.

Ela acrescenta que, para o Sebrae/PR, também foi uma boa oportunidade de conhecer um público novo e de firmar parceria com a Ultragaz, empresa reconhecida e líder no fornecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado nacional.

Da parte dos empreendedores, os resultados vieram após um longo período de dedicação. “Foram necessárias boas doses de disposição, vontade de aprender, de se adaptar e de mudar. Mas, o resultado final compensou”, garantiu Adriana Kalinowski.

A maioria dos 30 revendedores era da capital e Região Metropolitana, mas revendedores de Guarapuava, Prudentópolis, União da Vitória, Telêmaco Borba e Jaguariaíva também participaram. Consultor responsável pelo conteúdo de finanças, Lauro Santos, explica que em pouco tempo os empresários conseguiram sentir os resultados e ficaram motivados e mais seguros para seguir adiante no programa. “A principal meta foi cumprida, que era capacitar os empreendedores para profissionalizarem a gestão de suas empresas para atuarem com maior equilíbrio. Para nós, é uma satisfação verificar o resultado transformador que foi alcançado”, disse.

Para José Luiz Ribeiro, da Guga Gás, que atua há quatro anos na CIC, o mais importante foi aprender a organizar a parte administrativa da empresa. “A planilha implantada com a metodologia do Sebrae foi fundamental para conseguirmos atuar de forma mais estratégica, enxergar onde devemos melhorar e investir. Ela mostra a realidade da empresa e como está a rentabilidade do negócio”, revelou.

Com duas revendas em Guarapuava, na região central do Estado, Carlos Leonardo Kurta, da Pronto Gás, disse que os conhecimentos em gestão foram importantes para organizar a empresa e traçar estratégias. “Não foi tão difícil fazer as mudanças. E conseguimos não só administrar melhor como aperfeiçoar nossos recursos humanos. Temos 10 colaboradores e eles fizeram a diferença para conhecermos melhor a marca Ultragaz, melhorarmos nossos serviços, o atendimento e fidelizarmos nossos clientes. Agilizamos nossas entregas e aumentamos as vendas em 110% nos últimos quatro meses”, comemorou.

“Resultados como estes nos motivam a continuar aprimorando nossa atuação junto aos nossos parceiros”, disse Flávia Jabur Rodrigues Benedito, consultora de Desenvolvimento Organizacional da Ultragaz. Ela acrescentou que, como a operação da empresa hoje está muito capilarizada, com mais de cinco mil revendedores em todo o Brasil, 320 só no Paraná, é muito difícil conseguir atender a todas as demandas.

“Com o Sebrae, aproveitamos a experiência no universo do empreendedorismo, que está no DNA da entidade, e abriu muitas portas, com o conhecimento dos consultores na área de gestão, inovação e logística para profissionalizar estas empresas, que em sua maioria abriram repentinamente, sem planejamento, e promover uma grande alavancagem comercial”, concluiu.

Ao final do evento, o Sebrae e a Ultragás reconheceram os cinco revendedores que mais se destacaram por sua participação durante todo o programa. Foram homenageados os TOP 5: Paulo Jair Machado, da Distribuidora de Gás Machado; José Luiz Ribeiro, da Guga Gás; Carlos Leonardo Kurta, da Pronto Gás; Fabio Morelo, da Morelos Gás; e Luciano Ribeiro, da Ribeiro Comércio Varejista de Gás.

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