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Assaí estimula o empreendedorismo por meio de programa de desenvolvimento e capacitação

No Brasil, atualmente, pelo menos 1/3 dos microempreendimentos vão à falência até o final do segundo ano de atividade, de acordo com dados do Sebrae, e isso, na maioria das vezes, se dá por uma gestão empresarial ineficaz. O Assaí Atacadista, que tem nesses pequenos empreendedores uma parcela importante do seu público-alvo e se posiciona como parceiro desses negócios, criou, então, o programa Academia Assaí Bons Negócios para contribuir com o desenvolvimento e potencializar a capacidade empreendedora de clientes e não clientes da rede de uma forma acessível.

A iniciativa busca diminuir as lacunas e dificuldades dos micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil aprofundando competências e compartilhando conhecimentos específicos do setor alimentício para a melhoria de seus pequenos negócios. O programa envolve capacitações presenciais, workshops temáticos e uma plataforma online com conteúdo 100% gratuito específico para o fortalecimento da gestão desses empreendimentos.
A Academia Assaí Bons Negócios conta com cursos presenciais, online, atendimentos individuais, além de oficinas. “Queremos oferecer soluções aos microempreendedores, um público com quem nos relacionamos há mais de 40 anos. Queremos fortalecer essa parceria, e as trilhas específicas fazem isso: endereçam respostas aos problemas mais frequentes de cada tipo de negócio: para quem vende bolos e salgados por encomenda, para quem tem pizzarias, lanchonetes, tudo isso de forma gratuita”, explica Marly Lopes, Gerente de Marketing & Sustentabilidade do Assaí Atacadista. A plataforma www.AcademiaAssai.com.br disponibiliza todo o conteúdo em uma interface de fácil navegação.

A Academia Assaí Bons Negócios é uma iniciativa da marca com o Instituto GPA, braço social do Grupo GPA, e faz parte de um dos pilares de Sustentabilidade do Assaí, que preza pelo engajamento com a sociedade e visa promover o desenvolvimento das comunidades. “A rede prioriza ações com foco na melhoria das condições sociais da população no entorno das lojas. No caso da Academia, procuramos ser parceiros desses nossos clientes e buscamos uma maneira de auxiliá-los na profissionalização e aprimoramento do seu negócio por meio de uma plataforma gratuita de capacitação e desenvolvimento”, reforça Fábio Lavezo, coordenador do projeto.

“O número de microempreendedores individuais cresceu dez vezes nos últimos anos, ultrapassando os 7 milhões em todo o Brasil. Porém cerca de 40% deles não terminaram o ensino médio e atualmente 60% estão inadimplentes. A Academia Assaí Bons Negócios visa potencializar as vocações de microempreendedores, com conhecimentos específicos do seu setor, e contribuir com seu desenvolvimento, fortalecendo assim, seus resultados e seu impacto no entorno”, explica Susy Yoshimura, Diretora Executiva do Instituto GPA.

Os conteúdos são apresentados no formato de vídeo-aulas e materiais complementares. A metodologia de ensino adotada traz as vídeo-aulas objetivas, práticas e específicas para o segmento em que os interessados nos cursos atuam. Pequenas avaliações ao longo das Trilhas verificam o aprendizado do usuário e fornecem dados sobre o seu progresso, culminando com a emissão de certificado da Trilha concluída. Logo que entrar na plataforma, o usuário visualiza as Trilhas disponíveis e pode iniciar seu aprendizado. As vídeo-aulas e materiais complementares poderão ser acessados individualmente, na ordem que o interessado preferir, ou seguindo a sequência proposta em cada Trilha. “As aulas são objetivas e práticas, orientadas para a solução de problemas, com linguagem acessível e dinâmica”, diz Lavezo.

Entre os temas que são abordados na Academia Assaí Bons Negócios estão formação de preço, gestão de estoque, canais de venda, fidelização de clientes, entre outros. O desenvolvimento do conteúdo contou com o suporte da Aliança Empreendedora, que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. O projeto conta, ainda, com o apoio da Megamídia Group, empresa de comunicação responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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