You are here
Home > comércio > Pesquisa ACP/Datacenso aponta crescimento de 1,2% nas vendas da Páscoa

Pesquisa ACP/Datacenso aponta crescimento de 1,2% nas vendas da Páscoa

98% dos consumidores paranaenses comprarão chocolates para dar na Páscoa.

De acordo com a sondagem ACP/Datacenso, o desempenho das vendas para Páscoa, em 2018, terá crescimento real de 1,2% em relação a 2017. A mesma sondagem apontou que o consumidor deve gastar em média R$ 130 nas compras referentes à Páscoa, devendo presentear até três pessoas, no valor de R$ 43 por presente. No ano passado o custo unitário foi de R$ 37. Segundo a pesquisa, o aumento nas vendas se dá pelo aquecimento do mercado, maior variedade de produtos, promoções e descontos, além de investimento em propaganda e marketing.

Para comemorar a data, a tradição será mantida: 98% das pessoas ouvidas comprarão chocolates para presentear. Pouco mais da metade dos consumidores (54%) optarão pelos ovos de Páscoa, seguidos dos bombons ou caixa de chocolate (41%), barra de chocolate (27%) e, por último, a colomba pascal.

Entre tantas opções, a maioria pretende comprar ovos com brinde dentro (35%), seguido dos ovos tradicionais (33%), ovos artesanais (24%) e ovos de personagens infantis (13%). No levantamento, a qualidade do produto (64%) é mais relevante que preços e ofertas (52%). Apenas 3% levam em consideração os lançamentos.

Os consumidores pesquisam dados sobre oferta e preços em visita às lojas (40%), tabloides (23%), internet (22%) e ofertas na TV (2%). Segundo o Datacenso 29% não pesquisam preços na hora de comprar.

Dos entrevistados, 74% responderam que Páscoa significa celebração: para 16% consumo de chocolate e, para 7% a data está relacionada a feriados, ao passo que 2% responderam não ver nenhum significado.

Do outro lado do balcão, os 200 comerciantes ouvidos pelo Datacenso revelaram que criarão atrativos para cativar seus clientes, 67% prepararam alguma promoção para a Páscoa. Dentre elas as mais citadas são os descontos para pagamento à vista (40%), distribuição e sorteio de prêmios/ brindes (37%) e promoção do tipo leve 2 pague 1 (28%).

Os dados foram apurados entre os dias 7 a 9 de março, em entrevistas com 200 comerciantes e 200 consumidores. A amostragem é proporcional ao ramo de atividade comercial e, do ponto de vista do consumidor, distribuída segundo gênero, faixa etária e renda média mensal.

mirian
Sobre a Mirian Gasparin Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top