You are here
Home > Tecnologia > Rede supermercadista paranaense Jacomar reduz ruptura de estoque com tecnologia da TOTVS e fideliza clientes

Rede supermercadista paranaense Jacomar reduz ruptura de estoque com tecnologia da TOTVS e fideliza clientes

Abastecimento nas lojas Jacomar é automático.

Destacar -se no segmento em que atua é um desafio para qualquer empresa e, para a paranaense Jacomar, rede supermercadista em Curitiba e região metropolitana, não seria diferente. Com mais de 50 anos, a empresa familiar alcançou níveis importantes quanto à organização e controle da sua operação. Os resultados chegaram à ponta, na satisfação dos clientes, que encontram, de fato, os produtos que procuram nas lojas. Com uma baixa ruptura de estoque, o Jacomar consegue conquistar e fidelizar os seus consumidores, aliando o bom atendimento às suas experiências de compra. A chave para fazer esse movimento ser sólido e contínuo está na boa gestão e na adoção de uma tecnologia especializada nos seus negócios, o RMS by TOTVS.

A escolha pelo software aconteceu após estudos de mercado e a decisão de que o RMS seria a melhor opção foi devido à sua capacidade de atender às demandas específicas das rotinas supermercadistas e por proporcionar a gestão e visão integradas de toda a empresa, por meio de uma única solução. Antes, existiam sistemas diferentes para cada área (contábil, fiscal, comercial e operação de loja, por exemplo), que não se comunicavam, o que gerava retrabalho, erros e tempo extra para exportar as informações. Com a virada tecnológica para o RMS, consolidou-se uma base unificada de dados, com segurança, praticidade e acesso centralizado.

Com o controle da sua operação em mãos e informações em tempo real, o Jacomar conquistou importantes saltos que o levariam ao nível de qualidade de serviço que, hoje, proporciona aos seus clientes. Uma dessas mudanças foi percebida pela área logística e, o que antes era feito às cegas, transformou-se em um processo rigidamente controlado. O abastecimento das lojas é automático – isto é – assim que o produto passa pelo PDV, no caixa, o sistema identifica a saída e, no dia seguinte, gera, automaticamente, o pedido da sua reposição. Com este processo em perfeita sintonia, a rede alcançou índices baixos de ruptura de estoque, garantindo que o consumidor encontre os produtos que procura nas gôndolas do mercado. Ainda na área logística, a solução também realiza o gerenciamento de todos os agendamentos de recebimento das mercadorias, assim, nenhum fornecedor espera mais do que 30 minutos para descarregar, melhorando a produtividade do setor.

Contar com um ERP vocacionado também permitiu ao Jacomar administrar as suas rotinas de panificadora e açougue, atendendo a todas as suas necessidades de produção, como a entrada de matéria-prima (farinha de trigo) e saída de um produto final (bolo), por exemplo, uma vez que funcionam como mini unidades fabris dentro do supermercado. Sem essa especialização do software, não seria possível prever tais atividades, o que geraria a necessidade de customização e custos elevados para a empresa.

“Começamos a nossa operação com um sistema de grande porte, voltado ao nosso core, e que tem a flexibilidade que precisamos para acompanhar o nosso crescimento. Hoje, temos total controle sobre a nossa operação e tranquilidade para planejar os nossos negócios sem nos preocuparmos com a estrutura de tecnologias que nos dará suporte”, explica Edson Voitexem, diretor de TI do Jacomar. A rede conta com 11 lojas, um centro de distribuição todo automatizado e programa a inauguração de uma unidade nova a cada ano.

Recentemente, toda a rede Jacomar passou para a modalidade de subscrição de software da TOTVS, o Intera, na qual tem acesso às tecnologias por meio de uma assinatura mensal. “Neste novo formato temos uma única plataforma para todas as lojas da rede, bastante amigável e sem a necessidade de controlar diferentes licenças”, complementa Voitexem.

Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, ressalta o compromisso da companhia, em especial da sua unidade, de tornar as empresas mais competitivas e simplificar a gestão dos seus negócios. “Trabalhamos estratégias específicas para o segmento supermercadista por entendermos a sua relevância para o varejo nacional e o momento de transformação pelo qual está passando. Assim, levamos ao mercado tecnologias especialistas, capazes de apoiar, de fato, o crescimento dos nossos clientes”, finaliza o executivo.

mirian
Sobre a Mirian Gasparin Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top