You are here
Home > Empreendedorismo > Scale-up Endeavor abre inscrições para empreendedores de todo país

Scale-up Endeavor abre inscrições para empreendedores de todo país

Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores.

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de abrir inscrições para o Scale-up Endeavor, programa de apoio a empreendedores que estão se destacando pela inovação e crescimento, nos mais diversos setores. O apoio acontece por meio da comunidade formada entre os participantes e da conexão com a rede de mentores da Endeavor, composta pelos principais líderes empresariais do país.

O objetivo é que os selecionados aprendam com quem já fez, discutam em comunidade seus desafios a frente de empresas com rápido crescimento, e assim potencializem o impacto de seus negócios. A edição 2018 do Scale-up Endeavor irá selecionar 200 empresas, de todo país, e contará com turmas sediadas em algumas cidades: Fortaleza, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. As inscrições vão até 6 de abril, e os interessados podem saber mais emscaleupendeavor.org.br.
“A metodologia do programa estimula a formação desse coletivo baseado na confiança e na ajuda mútua entre empreendedores – que trocam boas práticas e assim, crescem mais rápido”, explica Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores. “Todas as áreas de um negócio são abordadas, desde atração e formação de talentos, governança, captação de recursos, expansão, até a formação do empreendedor como executivo”, complementa.

Só nos últimos três anos, a Endeavor acelerou mais de 600 scale-ups (negócios que apresentam alto crescimento e modelo de negócios escalável). Em 2017, as empresas que fizeram parte do programa aumentaram, em um ano, 55% o faturamento e 50% o número de funcionários, criando mais de 4.000 novos postos de trabalho.

Os programas Endeavor são equity free, ou seja não requerem um percentual das empresas em troca da aceleração, com o objetivo de garantir a neutralidade do apoio.

Programa faz empresas do Paraná crescerem média de 50%

“Além de apoiar o crescimento e desenvolvimento das empresas, o Scale-Up Endeavor é uma grande oportunidade do empreendedor fazer parte de uma comunidade de pessoas à frente dos negócios que mais crescem no estado. Essa comunidade compartilha boas práticas relacionadas aos principais desafios que o empreendedor vive ao gerir um negócio de alto crescimento, fazendo com que ele cometa menos erros nessa trajetória. Para um ecossistema ainda em desenvolvimento, como é o caso do Paraná, ter mais exemplos de empresas que crescem e se tornam grandes cases, é fundamental para provar que é possível criar um negócio com escala global, daqui do nosso quintal.””, explica Marco Mazzonetto, líder da Endeavor no Paraná.

“O mentor fez colocações muito pertinentes, elaboramos o planejamento da empresa muito pautado nos insumos que ele nos deu. Precisamos de um parceiro internacional? Um investidor? Ele nos mostrou que podíamos crescer com o nosso próprio fluxo de caixa. Também vimos que queríamos abraçar o mundo e hoje refizemos o planejamento estratégico para o nosso crescimento”, conta Antonio Gasparin Neto, da empresa Maria Dolores que possui uma rede de 11 lojas com presença na Espanha e Estados Unidos.

“O apadrinhamento foi excelente […] o programa já acabou mas com certeza vamos continuar mantendo contato com o nosso mentor-padrinho. Ele nos ajudou com nosso posicionamento de mercado, o que refletiu diretamente na nossa captação de investimento nesse final do ano”, conta Marcio Pacheco, da Phonetrack.

O programa terá eventos oficiais de abertura, no mês de maio, seguidos pela fase de diagnóstico dos desafios, e a de apadrinhamento, na qual serão feitos os matchings entre empreendedores e mentores. Ao todo, são 7 meses de duração, durante os quais serão realizadas mentorias coletivas e encontros mensais entre os líderes de empresas com maior sinergia. Além do evento de encerramento do programa, os selecionados participarão ainda dos eventos realizados pela Endeavor no país, como o Day1 e o Scale-Up Summit.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top