Scale-up Endeavor abre inscrições para empreendedores de todo país

Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores.

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de abrir inscrições para o Scale-up Endeavor, programa de apoio a empreendedores que estão se destacando pela inovação e crescimento, nos mais diversos setores. O apoio acontece por meio da comunidade formada entre os participantes e da conexão com a rede de mentores da Endeavor, composta pelos principais líderes empresariais do país.

O objetivo é que os selecionados aprendam com quem já fez, discutam em comunidade seus desafios a frente de empresas com rápido crescimento, e assim potencializem o impacto de seus negócios. A edição 2018 do Scale-up Endeavor irá selecionar 200 empresas, de todo país, e contará com turmas sediadas em algumas cidades: Fortaleza, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. As inscrições vão até 6 de abril, e os interessados podem saber mais emscaleupendeavor.org.br.
“A metodologia do programa estimula a formação desse coletivo baseado na confiança e na ajuda mútua entre empreendedores – que trocam boas práticas e assim, crescem mais rápido”, explica Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores. “Todas as áreas de um negócio são abordadas, desde atração e formação de talentos, governança, captação de recursos, expansão, até a formação do empreendedor como executivo”, complementa.

Só nos últimos três anos, a Endeavor acelerou mais de 600 scale-ups (negócios que apresentam alto crescimento e modelo de negócios escalável). Em 2017, as empresas que fizeram parte do programa aumentaram, em um ano, 55% o faturamento e 50% o número de funcionários, criando mais de 4.000 novos postos de trabalho.

Os programas Endeavor são equity free, ou seja não requerem um percentual das empresas em troca da aceleração, com o objetivo de garantir a neutralidade do apoio.

Programa faz empresas do Paraná crescerem média de 50%

“Além de apoiar o crescimento e desenvolvimento das empresas, o Scale-Up Endeavor é uma grande oportunidade do empreendedor fazer parte de uma comunidade de pessoas à frente dos negócios que mais crescem no estado. Essa comunidade compartilha boas práticas relacionadas aos principais desafios que o empreendedor vive ao gerir um negócio de alto crescimento, fazendo com que ele cometa menos erros nessa trajetória. Para um ecossistema ainda em desenvolvimento, como é o caso do Paraná, ter mais exemplos de empresas que crescem e se tornam grandes cases, é fundamental para provar que é possível criar um negócio com escala global, daqui do nosso quintal.””, explica Marco Mazzonetto, líder da Endeavor no Paraná.

“O mentor fez colocações muito pertinentes, elaboramos o planejamento da empresa muito pautado nos insumos que ele nos deu. Precisamos de um parceiro internacional? Um investidor? Ele nos mostrou que podíamos crescer com o nosso próprio fluxo de caixa. Também vimos que queríamos abraçar o mundo e hoje refizemos o planejamento estratégico para o nosso crescimento”, conta Antonio Gasparin Neto, da empresa Maria Dolores que possui uma rede de 11 lojas com presença na Espanha e Estados Unidos.

“O apadrinhamento foi excelente […] o programa já acabou mas com certeza vamos continuar mantendo contato com o nosso mentor-padrinho. Ele nos ajudou com nosso posicionamento de mercado, o que refletiu diretamente na nossa captação de investimento nesse final do ano”, conta Marcio Pacheco, da Phonetrack.

O programa terá eventos oficiais de abertura, no mês de maio, seguidos pela fase de diagnóstico dos desafios, e a de apadrinhamento, na qual serão feitos os matchings entre empreendedores e mentores. Ao todo, são 7 meses de duração, durante os quais serão realizadas mentorias coletivas e encontros mensais entre os líderes de empresas com maior sinergia. Além do evento de encerramento do programa, os selecionados participarão ainda dos eventos realizados pela Endeavor no país, como o Day1 e o Scale-Up Summit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *