Setor moveleiro participa de rodada de negócios na Movelsul

Edson Pelicioli, presidente do Sindmóveis.

A maior feira de mobiliário da América Latina, Movelsul Brasil, recebe 70 importadores convidados para negociar com 145 empresas e designers. Com promoção da Apex-Brasil, essa é a maior edição do projeto já realizada na feira, com foco nos países com potencial de negociação para os móveis brasileiros.

As ações da Movelsul Brasil para o mercado internacional têm como objetivo acelerar a retomada de desempenho do setor moveleiro. O Projeto Comprador, realizado desde o ano 2000, é uma das principais ações paralelas dentro da Movelsul Brasil, gerando negócios entre as fabricantes de móveis e importadores. Estão participando das rodadas de negócios lojistas e distribuidores de países da África, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Reino Unido (com expansão para os demais países da Europa).

O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, reforça que o contato com as exigências e peculiaridades do mercado internacional torna as empresas ainda mais competitivas no mercado doméstico e internacional, promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro como um todo, o que, como consequência, beneficia o polo. “No que tange à importação mundial de móveis, de um valor de aproximadamente US$ 160 bilhões, o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado. Só esses dados mostram que o mercado consumidor internacional é bastante relevante, onde existe um grande potencial no qual as exportações brasileiras ainda têm muito espaço para crescer”, pontua.

O Projeto Comprador Movelsul Brasil é uma entre as diversas ações voltadas à internacionalização conduzidas pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. A entidade, desde 1988, o Prêmio Salão Design, que tem caráter internacional e estimula o design como ferramenta de competitividade de toda indústria e do setor, destacando também a imagem, capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústrias. Além disso, há os projetos Orchestra Brasil e Raiz, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que fomentam as exportações dos fornecedores do setor moveleiro e do serviço brasileiro de design. Por fim, o Sindmóveis conta com um Comitê Internacional que estuda e amplia a atuação das empresas associadas no mercado externo.

Para a presidente da Abese, Selma Migliori, a criação do novo Comitê representa mais um importante passo da associação em benefício do mercado e das empresas associadas. “Estamos trabalhando para estruturar esse núcleo desde o ano passado e chegamos a um modelo exclusivo, que consideramos muito interessante. O Comitê prevê uma série de benefícios, com destaque para a Ilha de Startups Abese, que montaremos na EXPOSEC. Uma oportunidade fantástica para as empresas que forem selecionadas”, ressalta Selma.

As empresas interessadas deverão fazer sua inscrição, com um resumo do negócio e o estágio atual, até o dia 30 de março de 2018 pelo e-mail secretaria@abese.org.br ou telefone 11 3294 8033.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *