Lojas com boas fachadas podem aumentar vendas em até 40%

As técnicas de vendas evoluíram bastante nos últimos anos, principalmente devido a maior participação dos clientes no processo de compras e no consequente aumento de suas demandas. Com a nova realidade, os varejistas não podem ficar parados. Para superar a concorrência, devem investir fortemente em estratégias de comunicação visual. E uma das partes mais importantes dessa técnica é a fachada da loja.

Ou seja, investir na fachada da loja é essencial para vender mais, especialmente quando se fala de empresas de pequeno e médio porte no varejo. Só para se ter uma ideia, uma pesquisa do Sebrae de São Paulo feita com 8 mil empresários de 157 cidades identificou que fachadas, vitrines, iluminação e outros aspectos visuais podem aumentar em até 40% o faturamento das empresas quando estão alinhadas à proposta do empreendimento.

Em linhas gerais, os consumidores formam a primeira impressão de uma loja pela sua fachada, que deve passar a imagem de um local atraente e fácil de comprar. No caso da cor, ela deve realçar o conceito e posicionamento da marca e criar uma identificação com o público-alvo. Cores como o verde escuro, vermelho e roxo trazem um ar de nobreza ao ambiente. As cores vibrantes causam impacto na aparência e devem ser usadas com muito cuidado, preferencialmente, em detalhes da loja. Elas servem para comércios que lidam com um público jovem e dinâmico, como lojas de tecnologia, eletrodomésticos e móveis em geral. Já o preto é campeão de elegância e carrega muita força, mas também causa mistério. Evite pintar todas as paredes de branco. Isso pode criar uma sensação de frieza.

Outro aspecto importante é o logotipo. É interessante que seja curto e de fácil memorização, além de refletir o conceito do negócio, seus valores e sua missão.

Já as vitrines são a parte primordial da fachada: elas devem estar limpas, e o lojista precisa dar atenção especial aos displays que ficam na altura dos olhos dos consumidores. É também na vitrine que devem estar os produtos mais buscados da marca. Além disso, os artigos devem ficar sempre organizados e em camadas, pois a desordem provoca perda de valor para os itens expostos. Quanto à iluminação, ela merece análise redobrada: deve clarear de forma geral o espaço, dando foco às mercadorias consideradas mais relevantes.

Se a empresa está localizada em um ponto com inúmeras fachadas de lojas, nada melhor do que se destacar dos concorrentes melhorando a comunicação visual. As fachadas comerciais que transmitem segurança, credibilidade e confiança aos clientes certamente vão causar uma boa impressão e sairão na frente.

Por fim, eu faço uma pergunta aos empresários: o que vocês sentem ao olhar a fachada do seu estabelecimento do outro lado da rua? Se ela não agrada a vocês, imaginem então os seus clientes. Então, é hora de mudar.

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