Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora prepara cidadãos para fazer a diferença em suas comunidades

Alunos do 1º a 5º ano de uma escola municipal do interior do Paraná criaram um projeto para minimizar a dor de adultos e idosos internados num hospital público, próximo à escola. Em outra, adolescentes do 9º ano idealizaram um serviço de engraxataria, a partir da identificação de uma necessidade interna. Estas são apenas duas, entre as centenas de iniciativas inscritas na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. É o empreendedorismo preparando cidadãos para que sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades.

Os quatro vencedores estaduais serão conhecidos nesta sexta-feira (27), em uma cerimônia na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, às 14 horas. A premiação tem abrangência estadual e objetiva identificar, estimular, difundir e reconhecer as iniciativas mais bem-sucedidas e inovadoras no campo da educação empreendedora, desenvolvidas ao longo de 2017 por professores, Instituições de Ensino Superior e municípios.

No total, foram 300 inscritos em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Os vencedores de cada categoria foram escolhidos em duas fases, uma regional e outra estadual, totalizando 24 finalistas regionais.

No evento de premiação também haverá a palestra do professor português José Pacheco com o tema “Os Desafios da Educação para o Século XXI”. Pacheco foi o idealizador da metodologia da Escola da Ponte, em Portugal, reconhecida mundialmente pela inovação no seu método de ensino. Além disso, foi membro do Conselho de Educação daquele país e, no Brasil, trabalhou no grupo de inovação e criatividade para a educação básica do Ministério da Educação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *