Varejo físico e eletrônico aliam a tecnologia ao atendimento para garantir experiências memoráveis aos consumidores

Clovis Souza, fundador da Giuliana Flores.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê alta de 15% em 2018, em relação ao ano anterior, no setor do varejo eletrônico. A estimativa é que se fature R$ 68,8 bilhões. Mas não é só o mundo virtual que vem progredindo. O varejo físico tem desenvolvido meios para se aproximar cada vez mais do digital, seja na identificação dos clientes ou nas soluções de analytics. As tecnologias despontam favorecendo as relações e ajudando a levantar dados para decisões comerciais mais acertadas.

No fim, quem ganha com essa aproximação do on e do off é o consumidor. Hoje, ele pode comprar em uma loja física e receber em casa, ou comprar no virtual e retirar no estabelecimento. Eventualmente ainda consegue obter descontos extras nestas transações.

Com diversas opções de entrega, inclusive a de receber flores e demais artigos em até 3 horas, a Giuliana Flores oferece também a possibilidade de adquirir seus produtos direto de quiosques e lojas físicas. “Percebemos a necessidade dos consumidores de múltiplas opções. Por isso, dispomos de tantos pontos de contato. Dentre eles, suporte on-line via chat e redes sociais, SAC, central de atendimento telefônico, e-mail, lojas físicas e quiosques em shoppings. Assim, garantimos uma boa experiência para os consumidores em todos os canais em que atuamos e a garantia de obter sua encomenda no menor tempo possível”, comenta Clovis Souza, fundador da Giuliana Flores, maior floricultura on-line do Brasil.

Proximidade virtual

Apesar da popularização dos chatbots, o seu uso não é recomendado para todos os segmentos. “Aqui, no O Amor é Simples, não é um robô que responde as mensagens de maneira automática. Como nosso business é muito segmentado, estamos sempre atentos aos feedbacks e necessidades das clientes para com o máximo de eficiência. Além disso, estamos testando uma inovação: lives exclusivas com noivas e suas madrinhas para escolherem o vestido e tirarem todas as dúvidas. Assim, reduzimos a distância criada naturalmente por sermos um ecommerce e reforçamos nosso compromisso em ter um atendimento próximo e pessoal, inovando no fazer negócio online”, afirma Natália Pegoraro, sócia-fundadora d’O Amor é Simples, e-commerce de vestidos de noiva que tem como objetivo revolucionar a indústria de casamentos do Brasil.

A tecnologia é aliada

A Piticas, rede de franquias de camisetas de ícones da cultura pop, investe em soluções digitais para melhorar o atendimento físico. “Estamos implantando um novo sistema de atendimento da marca Piticas, onde conseguiremos integrar melhor os contatos que chegam via telefone, redes sociais, e-mail, etc. Além disso, monitoramos de perto nossas redes a fim de entendermos as necessidades, anseios e desejos do consumidor moderno. Nas lojas, investimos em treinamentos semanais para as equipes de vendas, fazendo com que o time esteja sempre atualizado com as mais modernas técnicas de abordagem e comunicação”, comenta Felipe Rossetti, sócio fundador da empresa.

Engaje seu consumidor

O consumidor 3.0 não busca mais apenas um produto ou serviço, mas sim empresas que atendam suas demandas sociais. “Atuamos em um modelo que promove o engajamento do público. Para isso, estamos sempre alerta aos feedbacks e em atendermos suas demandas”, comenta Miguel Moreira, gerente da marca Galinha Pintadinha. “Como o nosso público é composto por crianças, damos muito valor às parcerias que fechamos. Para licenciar alguma empresa, primeiro verificamos sobre o seu modelo de atuação e se todos os certificados necessários estão em dia, com o intuito de garantir a satisfação dos pais”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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