Pequenas empresas também podem exportar, mas devem estar habilitadas pela Receita Federal

Quando se fala em comércio internacional, a maioria dos pequenos empresários se sente excluída da conversa. Porém, isso é um grande equívoco, já que as empresas de menor porte também podem comprar e vender internacionalmente desde que sejam habilitadas pela Receita Federal a realizarem esse processo. Além de receber em dólar, muitos são os benefícios das empresas que exportam, entre os quais podemos citar a diversificação de mercado, aumento do faturamento, oportunidade de crescimento do negócio e, principalmente, inovação.

No entanto, o que se percebe ainda é que a falta de conhecimento e despreparo dos gestores são os principais motivos apontado pelas consultorias de comércio exterior para o acanhamento das pequenas empresas se lançarem no mercado internacional. Eu conversei com alguns especialistas em comércio exterior e eles me disseram que, por incrível que pareça, ainda tem empresário que acredita em alguns mitos, como por exemplo, que só se pode vender um container fechado, ou que o modal aéreo tem um custo tão elevado que fica impraticável para a pequena empresa.

Além disso, o Brasil por ser conhecido como um país burocrático e com muita corrupção faz com que muitos gestores, que normalmente são os donos das empresas, sintam-se desmotivados a investir e a expandir os negócios. Também se percebe que o pequeno empresário tem muito medo de multas, de perder as cargas, de complicações na operacionalização do processo e da falta de preparo para uma negociação internacional.

Os empresários de pequeno porte que estão interessados em ampliar suas vendas através do mercado externo, além de contratarem uma equipe especializada, poderão optar pela realização de vendas por meio de cooperativas de exportação, exportar sob por encomenda, realizar uma exportação indiretamente, ou seja, por meio de outra empresa e até mesmo através de pequenas remessas de exportação realizadas pelos Correios.

Por fim, o empresário deve estar se perguntando como poderá encontrar clientes no mercado externo? A internet é um canal importante para a estratégia de marketing da pequena empresa. Com um site profissional (com versão em inglês e espanhol) e marketing digital, a pequena empresa alcançará vários mercados. Estas ferramentas têm resultados positivos para a publicidade e relacionamento com potenciais clientes estrangeiros, mas não substituem o contato direto com empresários de outros países. Por isso, a pequena empresa tem que participar ativamente de eventos internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *