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Empresas da construção civil se unem para modernizar o setor

A necessidade de desenvolver o cenário da construção civil, que ainda se depara com processos conservadores e artesanais, fez com que 32 empresas se unissem para compartilhar ideias e promover uma transformação digital no setor. Criado pelo engenheiro e consultor Roberto de Souza, o EnRedes utiliza cases, eventos, estações de trabalho e aplicativos como ferramentas de questionamento: o que pode ser feito para modernizar o mercado da construção?

Entre as instituições envolvidas estão as maiores da área, como BASF, Cyrela, Deca, Eztec, Gafisa, MRV, Saint-Gobain, Schneider e Thyssen Krupp. “O EnRedes é um núcleo de inovação e relacionamento do mercado, por isso convidou empresas envolvidas nos principais processos da construção civil para focar nesta transformação digital do setor. As indústrias, os projetistas, as construtoras e incorporadoras, e as fornecedoras de tecnologia. São organizações que, muitas vezes, não dialogavam entre si. E entender o processo do outro é essencial para pensar no todo”, explica Roberto.

As atividades foram iniciadas em fevereiro com as estações de trabalho, encontros temáticos em que dois especialistas convidados, além das próprias empresas que compõem o núcleo, apresentam novas tecnologias e aplicações de inovações digitais. “Não queríamos um formato de palestra, onde a pessoa ouve e vai embora. Criamos uma rede de conhecimento e troca, eventos onde hajam discussões e dinâmicas. Para que os representantes das organizações olhem as tecnologias e perguntem o que podem fazer com elas, o que é emergencial na área em que atuam. O objetivo do EnRedes é desenvolver um ecossistema de negócios”.

Com um evento presencial por mês, essa rede digital do EnRedes já apresentou os conceitos de Internet das Coisas, Marketing Digital e Big Data. Após as apresentações e debates, as empresas se unem para desenvolvimento de novos projetos. “Algumas entidades já estão fechando parceiras. A Gafisa e a Schneider, por exemplo, começaram a pensar juntas sobre a aplicação da IoT dentro dos canteiros de obras”, detalha o engenheiro.

Pesquisa é mecanismo de entendimento do mercado

Além da integração entre organizações, o EnRedes também vem desenvolvendo pesquisas, com o objetivo de entender como está o avanço tecnológico no mercado. Serão três estudos científicos, a serem divulgados a partir de junho: Mapeamento das startups brasileiras e estrangeiras que desenvolvem tecnologias a serviço da construção; Levantamento sobre o estado digital da construção e Mapeamento de ações governamentais em prol da modernização do setor.

Presidente do CTE – Centro de Tecnologia de Edificação, consultoria que atua há 27 anos propondo soluções na área, Roberto de Souza explica que este movimento é consequência das evoluções mercadológicas. “Cada período necessitou de questionamentos. Nos anos 1990, o debate dentro da construção civil girava em torno da qualidade, as certificações. Já no começo dos anos 2000, veio a questão da sustentabilidade. Agora, é hora de pensarmos na transformação digital”, conclui.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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