Com algumas estratégias de venda é possível aumentar o ticket médio e melhorar o faturamento do negócio

Conquistar novos clientes ou consumidores custa entre cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Portanto, cuidar melhor dos clientes que têm se mostrado fiéis e aumentar o ticket médio de compra desses consumidores, sem dúvida alguma, é uma boa estratégia.

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o que realmente representa a métrica de venda do ticket médio, eu vou dar uma explicação bem simples: Para se obter o ticket médio basta pegar o total do faturamento e dividir pelo número de clientes que comprou em um determinado período. Por exemplo: uma loja que faturou no mês passado R$ 50 mil em vendas para 500 clientes, teve um ticket médio de R$ 100. A partir do momento que se descobre o quanto cada cliente gasta em média é possível criar estratégias que visem aumentar o valor do ticket médio e, consequentemente, elevar o faturamento do negócio. No exemplo que eu acabei de dar, um aumento de apenas R$ 5 no ticket médio é suficiente para elevar o faturamento em R$2.500,00 no mês, ou seja, 5% a mais.

Pois bem, que medidas são essas que podem aumentar o ticket médio? Em primeiro lugar é necessário cadastrar os clientes, anotar preferências e manter contato com eles, seja por meio de Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail ou mesmo pessoalmente, dependendo do perfil de cada um. Em segundo lugar ter programas de fidelidade, que a medida que o cliente for gastando, mais benefícios ele ganhará. Outra boa estratégia é oferecer diferentes versões do mesmo produto ou serviço, porém a diferença de preço de cada versão deve sempre deixar claro que vale mais a pena comprar a mais cara, seja pelo preço em si ou pela agregação de valor.

É importante também oferecer produtos ou serviços complementares ao que o cliente está comprando. Quem vende calçados pode oferecer meias ou limpa calçados a seco; quem vende comida congelada deve oferecer molhos e/ou temperos. Caso comercializa maquiagem é bom complementar as vendas com pinceis e outros acessórios.

Outra medida simples e que funciona para aumentar o ticket médio é incentivar o cliente a levar mais por menos, ou seja, à medida que o cliente compra mais do mesmo produto ou serviço, o velho conhecido “pague 2 e leve 3” passa a funcionar.

Deve-se oferecer um mix de produtos adequado aos diferentes perfis de clientes que são atendidos no estabelecimento. Isso ajudará o cliente a comprar tudo em um único local. Um bom exemplo é a expansão de minimercados em grandes bairros.

Outra medida é montar combos e pacotes de produtos/serviços de forma que o preço unitário seja menor do que se cada produto ou serviço fosse vendido separadamente. Aliás é isso que as redes de fast food e agências de viagem fazem com excelência.

Por fim, disponibilizar frete grátis acima de determinado valor atrai a atenção do público, pois ao condicionar essa vantagem a um valor mínimo de compras, os clientes preferem gastar na adição de um produto/serviço do que pagar pelo frete.

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